O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta -feira (30), Mantenha a taxa de juros básica (SELIC) em 15,00% ao ano. A decisão vem no meio de um ambiente mais global adverso e incertomarcado por tensões geopolíticas e mudanças na política econômica dos Estados Unidosespecialmente nas áreas fiscais e comerciais.
Leia mais:
“As tarifas de Trump não mudam a decisão do copom no curto prazo”, diz Suno Economist
De acordo com um comunicado oficial, o cenário internacional pressionou o Condições financeiras globais e necessário Cuidado adicional de países emergentes. No Brasil, embora o crescimento econômico tenha sido moderado como o esperado, o mercado de trabalho ainda está quente e As expectativas de inflação permanecem sem alcancesuperando a meta para 2025 e 2026.
Inflação e expectativas acima da meta
- Foco expectativa para 2025: 5,1%
- Foco expectativa para 2026: 4,4%
- Copom projeção para o 1º TRI de 2027: 3,4%
O copom avalia isso A política monetária precisa permanecer significativamente em consideração por um período prolongadoespecialmente diante da persistência inflacionária e impostos e incertezas externas. O comitê também continua a monitorar os impactos de Imposição de tarifas comerciais dos EUA no Brasilanunciado recentemente, além do progresso da política fiscal doméstica.
Riscos mapeados
Entre os riscos de alta para a inflação, o Comitê destaca:
- Desencorajador prolongado das expectativas
- Inflação de serviço mais resistente
- Efeitos cambiais resultantes de políticas internas e externas
Os baixos riscos incluem:
- Desaceleração doméstica acima esperada
- Queda global mais pronunciada
- Redução nos preços das commodities
PRÓXIMOS PASSOS
O copom sinalizou que, se o cenário esperado for confirmado, o A interrupção no ciclo alto deve continuarmas enfatizou isso Os ajustes eventuais não são descartados. A manutenção do Selic, de acordo com o conselho, é Compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevantepreservando o equilíbrio entre Estabilidade de preços e atividade econômica.
A decisão foi unânime entre os nove membros do comitê, presididos por Gabriel Galipolo.
Análise
Ulysses Ruiz de Gamboa, an economist at the Gastão Vidigal Institute of Economics, from the São Paulo Commercial Association (IEGV/ACSP), says that “despite the gradual slowdown of internal economic activity and the appreciation of the real, which tend to reduce the pressure on prices, accumulated inflation remains far above the annual goal, in the context of tax expansion, still disincoined expectations and external uncertainties, derived from the Política comercial dos EUA, justificando uma política monetária mais cautelosa.
Gamboa conclui: “De qualquer forma, também será muito importante considerar a declaração após a divulgação da resolução do copom, para avaliar as causas da decisão, se foi unânime e qual o cenário de inflação visto pelo comitê durante o horizonte relevante da política monetária e pode ser um sinal do início do início da redução dos juros básicos.”
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings