Vendas de veículos totalmente elétricos despencou no mês passado, após o fim dos incentivos federais de até US$ 7,5 mil para a compra de um carro elétrico, informaram diversas montadoras nesta segunda-feira (3).
Ford Motor, Kia e Hyundai Motor relataram quedas significativas nas vendas de veículos elétricos, já que muitos consumidores anteciparam as compras antes do fim dos créditos, que terminaram devido às mudanças implementadas pela administração Trump.
A Ford, que ocupava o terceiro lugar nas vendas de veículos eléctricos nos Estados Unidos até ao terceiro trimestre, registou uma queda de 25% nas vendas de veículos totalmente eléctricos em Outubro, face ao mesmo período do ano anterior. Isso inclui uma queda de 12% nas vendas do crossover Mustang Mach-E e uma queda de 17% na picape F-150 Lightning.
Leia mais:
Em meio a tarifas, montadoras relatam aumentos significativos nas vendas em abril
Parceria entre Caoa e Hyundai está chegando ao fim; Grupo brasileiro terá mais uma marca chinesa
Kia e Hyundai informaram que seus principais modelos elétricos tiveram reduções entre 52% e 71% ano a ano. As quedas são ainda mais significativas quando comparadas mês a mês, já que setembro marcou o fim de um trimestre recorde de vendas de veículos elétricos no país, antes do fim dos créditos.
Alguns modelos, como o Hyundai Ioniq 5 e o Ioniq 9, registraram quedas de 80% e 71%, respectivamente, de setembro a outubro, segundo dados divulgados pela montadora. Uma situação semelhante foi observada em modelos equivalentes da Kia, que é propriedade da Hyundai Motor, mas opera em grande parte de forma independente nos Estados Unidos.
“Vimos uma forte procura por veículos eléctricos antes da expiração dos créditos fiscais federais e, embora esta mudança tenha causado uma perturbação temporária no mercado, estamos confiantes de que a indústria se estabilizará”, disse Randy Parker, CEO da Hyundai Motor North America, num comunicado.
Enquanto isso, as vendas de veículos híbridos deverão continuar crescendo, segundo as montadoras, que destacaram esses modelos como pontos positivos nos resultados de outubro.
Apenas um número limitado de fabricantes divulga resultados mensais – a maioria divulga trimestralmente – mas os dados já sinalizam uma queda nas vendas de energia elétrica após o fim dos incentivos federais.
“Com o crédito fora de cogitação, o mercado parece estar se acomodando em um ritmo mais natural”, disse Jessica Caldwell, chefe de análise da Edmunds, de propriedade da CarMax, em um blog na segunda-feira. “Outubro marca o início de um período de ajuste – menos impulsionado por incentivos e mais por compradores realmente interessados em possuir um veículo elétrico.”
Antes do fim dos incentivos, executivos da indústria como Parker e Jim Farley, CEO da Ford, já previam uma forte desaceleração nas vendas de veículos elétricos.
No final do mês passado, Farley disse que “não ficaria surpreso” se a participação no setor elétrico caísse de cerca de 10% para 12% em setembro para cerca de 5% após o vencimento dos créditos.
A Tesla, com 43,1% de participação de mercado, e a General Motors, com 13,8%, lideraram o setor automobilístico dos EUA este ano em vendas recordes de veículos totalmente elétricos no terceiro trimestre, de acordo com dados da Motor Intelligence obtidos pela CNBC.
Kelley Blue Book, da Cox Automotive, estima que o volume de vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos atingiu recorde histórico no terceiro trimestre, com 438.487 unidades vendidas — um salto de 40,7% em relação ao trimestre anterior e de 29,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.