As ações de Renault subiu 3,05% na Bolsa de Paris às 8h15 (horário de Brasília), após anúncio de nova parceria com os chineses Grupo Geely Holding (dona das marcas Geely Auto, Volvo, Polestar, Lotus, Zeekr, Lynk & Co e London Electric Vehicle Company) aqui no Brasil.
O acordo entre as gigantes prevê que a Geely assuma 26,4% da Renault do Brasilfortalecer a cooperação entre os grupos e consolidar o país como um dos principais polos de produção e eletrificação do portfólio das duas montadoras.
A transação, assinada nesta segunda-feira (3), garante à Geely acesso ao complexo industrial Ayrton Sennalocalizado em São José dos Pinhais (PR)e a rede de distribuição da Renault no país. Como resultado, os veículos da marca Geely Auto hoje são fabricados e vendidos no Brasil junto com os modelos Renault.
O primeiro resultado concreto da parceria já está nas ruas: o Geely EX5um SUV elétrico importado, está sendo vendido nas concessionárias Renault. Agora, com produção local, a expectativa é ampliar a oferta de modelos elétricos e híbridos voltados aos mercados brasileiro e latino-americano.
Segundo as empresas, a Renault continuará controlando a operação e consolidando a Renault do Brasil em seus resultados globais.
A Geely, como acionista minoritária, utilizará a estrutura fabril e comercial da montadora francesa para acelerar sua expansão em um dos maiores mercados automotivos da região, responsável por mais de 40% das vendas de veículos na América Latina no primeiro semestre de 2025.
Além de fabricar veículos Geely Auto, a Renault também utilizará a plataforma GEAdesenvolvido pela Geely para motores elétricos e híbridosexpandindo sua própria linha de modelos de baixas emissões no país. A cooperação também envolve áreas de financiamento e serviçosabrindo espaço para sinergias em pós-venda e novas tecnologias.
“Esta parceria marca um passo decisivo na nossa estratégia internacional. Baseia-se na excelência industrial e na liderança tecnológica para tornar ambas as marcas mais competitivas e ágeis”, afirmou. François ReitorCEO do Grupo Renault.
Para Eric Lipresidente de Grupo Geely Holdingo acordo cria “um cenário ganha-ganha”, combinando escala global e inovação para “levar os melhores produtos aos consumidores”.
Renault e Geely já mantêm outras cooperações internacionais, incluindo a joint venture Renault Coreia Motors e a criação de Trem de força para cavalosdedicado a tecnologias de propulsão híbrida e motores de combustão de baixas emissões.
Embora os termos financeiros da operação não tenham sido divulgados, o acordo reforça a tendência de alianças estratégicas entre montadoras europeias e asiáticas em mercados emergentes — e coloca o Brasil no centro dos planos globais de eletrificação da Renault e da Geely.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos