A pesquisa inédita “Produtores rurais e inovação no campo”, realizada pela Quiddity – consultoria de pesquisa especializada em estudos estratégicos de mercado e opinião pública – em parceria com a Bayer, lança luz sobre o importante papel das mulheres na modernização sustentável do agronegócio brasileiro. O estudo aponta que a inovação pode surgir a partir de soluções criativas, como a valorização de resíduos que, ao invés de serem descartados, geram novas fontes de renda.
A pesquisa entrevistou produtores rurais brasileiros, gestores de suas propriedades, em todas as regiões brasileiras.
Em geral, mais de 80% dos entrevistados reconhecem que as mulheres desempenham um papel importante no setor, agregando mais criatividade e propondo novas ideias, além de serem questionadoras. “As mulheres têm a sensibilidade de perguntar: ‘e se for diferente?’ – e a coragem de transformar essa questão em ação. Onde muitos veem descarte, eles veem possibilidade. Onde há um problema, eles constroem uma solução. Sempre de olho no futuro e nos resultados”, explica Rebeca Gharibian, sócia e diretora geral da Quiddity.
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Esta sensibilidade manifesta-se na preocupação com as pessoas, o ambiente e o legado, elementos que se alinham com a sua capacidade de gestão, essenciais para conciliar a sustentabilidade com a longevidade do negócio. Rebeca explica ainda que “as mulheres têm um papel complementar ao dos homens, trazendo novas perspectivas que contribuem para a identificação de soluções e oportunidades, como demonstra a pesquisa”.
Nesse sentido, a busca pelo conhecimento tornou-se parte fundamental para que suas ideias ganhem força e, em pouco tempo, tragam resultados surpreendentes no seu dia a dia na área. Portanto, mais da metade das mulheres entrevistadas afirmam buscar capacitação constantemente (51%) ou quando sentem necessidade (22%) por meio de cursos, palestras e eventos, não só para se manterem atualizadas e ganharem mais preparo, mas também para obter novas ideias e poder levá-las adiante na propriedade, mobilizando quem está ao seu redor.
Rebeca explica que temas relacionados à sustentabilidade, inovação e novas tecnologias estão entre os mais procurados. A sustentabilidade, em especial, é o tema que mais desperta interesse, sendo citada por 76% das mulheres como prioridade em cursos e palestras.
Não à toa, a pesquisa constatou que as cinco práticas mais adotadas em suas propriedades são rotação de culturas (89%), preservação de áreas nativas (87%), plantio direto (82%), uso de bioinsumos (80%) e práticas de agricultura regenerativa (80%). Entre as iniciativas que os entrevistados ainda gostariam de implementar, destaca-se a adoção de novas tecnologias, como softwares de gestão para aumento de produtividade (33%), tecnologias para mapeamento de solos (29%) e uso eficiente de água e energia renovável, ambos com 27%.
Apesar de todo esse engajamento e da crescente influência das mulheres na agricultura serem reconhecidas por 93% dos entrevistados, a pesquisa também aponta para a necessidade de ampliar seu espaço em cargos de liderança. Daí a importância das redes femininas para conectar histórias, inspirar ideias e incentivá-las a buscar mais espaço e aplicar a criatividade na busca por inovação e sustentabilidade
A pesquisa revela que 89% das produtoras rurais afirmam que eventos voltados a elas, como o Congresso Nacional da Mulher Agrária, fortalecem vínculos e incentivam outras mulheres a ampliarem suas atividades. Para 78% dos entrevistados, dar mais visibilidade ao trabalho das mulheres no sector também contribui para aumentar a participação das mulheres no sector.
Prêmio Mulheres do Agro dá voz às narrativas
Nesse contexto de fortalecimento de redes e visibilidade da atuação feminina, o Prêmio Mulheres do Agro, em sua 8ª edição, parceria entre a Bayer e a Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), surge como uma importante iniciativa, destacando histórias inspiradoras e trajetórias de liderança. A cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio Mulheres na Agricultura aconteceu no dia 22/10, durante o Congresso Nacional da Mulher na Agricultura, em São Paulo.
O crescimento e o engajamento em torno da premiação são notáveis: em 2025, a iniciativa atraiu mais de 350 inscrições, um aumento de 70% em relação a 2024. Além disso, a categoria “Ciência e Pesquisa” registrou um recorde de 250 mil votos na etapa popular, com o primeiro ano da categoria registrando 13 mil votos, destacando a crescente visibilidade e reconhecimento do trabalho feminino no setor.
O sucesso e o reconhecimento reforçam a convicção da Bayer no potencial transformador das mulheres. “Acreditamos que a força feminina contribui para o agronegócio brasileiro, com esse olhar inovador, sustentável e próspero”, afirma Daniela, diretora de Comunicação da divisão agrícola da Bayer. “Investir na formação e reconhecimento das mulheres na agricultura é impulsionar o futuro do sector e a segurança alimentar desta e das futuras gerações.”
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