Altos investimentos em inteligência artificial ainda geram incerteza entre os investidores, mas são essenciais para o futuro das grandes empresas, disse Marcel Nobre, especialista em tecnologia e inovação, em entrevista à Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado.
“Toda a tecnologia, até a consolidação, requer um investimento muito alto do Capex e, com a IA, não é diferente. Isso torna o investidor um pouco restrito, mas ao mesmo tempo é uma poderosa barreira de entrada. Quem não está neste jogo agora estará fora dela a longo prazo”, disse ele.
O especialista destacou as estratégias distintas da Microsoft e o objetivo no avanço da IA: “A Microsoft apostou fortemente no OpenAI, investiu mais de US $ 13 bilhões (cerca de US $ 72,54 bilhões, no preço atual) e rapidamente colocou o copilot e o bate -bate no mercado, focando os clientes corporativos. Mas ambos estão jogando para vencer.”
Leia mais:
O fabricante do iPhone, Foxconn, entra no mercado de Data Centers de AI com nova aliança
O OpenAI lança um novo recurso de ‘modo de estudo’ para os alunos
Marcel não poupou críticas à Apple; Segundo ele, a empresa levou muito tempo para entrar na corrida da inteligência artificial. “A Apple chegou tarde para a festa. Em vez de investir diretamente na IA, foi a um proprietário mais, comprando pequenas startups e apostando na realidade aumentada, que ainda não está correta. Vision Pro, por exemplo, é caro, pesado e não esperava a adesão. Ainda tem caixa e força, mas precisa mudar a estratégia, caso contrário, será deixada para trás”.
Em relação ao Brasil, o especialista ficou enfático sobre a importância da regulamentação para equilibrar o poder das plataformas. “Há uma idéia equivocada de que tudo na Internet pode ser feito em nome da liberdade de expressão, quando, na verdade, há interesses econômicos por trás. Os grandes técnicos fazem o que querem, pagam pouco impostos e jogam responsabilidade ao usuário. Isso é inviável. Eles precisam ser co -responsáveis e respeitar a soberania dos países onde já estão na Europa e na China”.
Em relação à tarifa dos EUA, Marcel vê mais manobras políticas do que um impasse técnico. “A Casa Branca está usando esse discurso de liberdade de expressão para justificar a tarifa, mas no fundo é uma defesa dos interesses dos grandes técnicos americanos. Quando tentamos regular aqui, eles chamam de censura. Mas não é uma censura para querer proteger nossa legislação e garantir que as empresas que lucrem bilhões no país também cumpram suas obrigações.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings