O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atingiu a marca de R $ 1 bilhão em crédito aprovado pela Inteligência Artificial (AI). Em um ano, entre 2024 e junho deste ano, as operações foram aprovadas para diferentes links de cadeia, como hardware, integradores e desenvolvedores de aplicativos e infraestrutura. A maioria eram recursos da BNDES mais inovação.
O maior volume de financiamento e número de operações, no valor de R $ 561 milhões, foi para integradores e desenvolvedores. Nesse grupo, são empresas que conectam tecnologias de IA a clientes finais, como fintechs e saúde.
Leia também:
BNDES financia a tecnologia de produção para veículos híbridos e elétricos da Sellantis com R $ 241,8 mil
BNDES aprova R $ 51,2 milhões para Bosch for Technology in AgRIBUSENGEND
Na área de hardware, que inclui produtores de chips especializados, hardware e supercomputadores enviados, o banco aprovou US $ 258 milhões. Para infraestrutura (computação em nuvem e data centers), R $ 180 milhões foram aprovados.
PBIA
O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028 representa um marco histórico para o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Com um investimento esperado de US $ 23 bilhões em quatro anos, o plano pretende transformar o país em uma referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, especialmente no setor público.
O plano também procura desenvolver soluções de IA que melhorem significativamente a qualidade de vida da população, otimizando a prestação de serviços públicos e promovendo a inclusão social. Para atingir esses objetivos, ele também fornece a criação de um supercomputador de alto desempenho, essencial para o processamento de grandes volumes de dados e o desenvolvimento de algoritmos avançados de IA.
Financiamento do projeto de IA
Em fevereiro de 2024, a BNDES anunciou o financiamento de R $ 330 milhões para a Positivo Technology SA para dois projetos estratégicos da empresa nos próximos anos.
Com ênfase na inovação em produtos, serviços e soluções – incorporando IA Cibernética e recursos de segurança – e modernizando a capacidade produtiva, a operação visa apoiar o plano de inovação da empresa e preparar unidades de fabricação para a crescente demanda de tecnologia 5G, prever 274 empregos qualificados gerados no país, em áreas de produção, engenharia e pesquisa.
Em 21 de outubro do mesmo ano, o banco aprovou um crédito de R $ 35,7 milhões para o projeto de desenvolvimento de soluções digitais da IA digital para atender às demandas dos clientes dos setores mais significativos do Brasil, como o exemplo financeiro, bancário, varejo, indústria e mineração. No contexto do BNDES mais inovação, a iniciativa visa integrar a IA usar para criar soluções digitais mais eficazes.
Já em janeiro deste ano, no contexto de maior inovação, o investimento foi lançado no valor de R $ 20 milhões, no modo direto, para criar o gênio da plataforma de transformação digital, Squadra Tecnologia S/A. O projeto inovador combina a inteligência artificial avançada, as tecnologias completas de design e hiperprodutividade para transformar a maneira como a empresa entrega plataformas de negócios para seus clientes.
Para o presidente da BNDES, Aloizio Mercadante, a IA permite ganhos de produtividade em setores de alto valor e gera empregos de qualidade.
“Temos vantagens competitivas, como energia renovável em abundância, que permitem que o país avançasse em alguns setores da IA. BNDES tem sido um parceiro importante no topo do setor industrial”, disse ele.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings