O OpenAI divulgado nesta segunda-feira (20) uma declaração conjunta anunciando que atuará ao lado Bryan Cranstonde SAG-AFTRA e outros sindicatos de actores combater deepfakes em seu aplicativo de criação de vídeo de inteligência artificial, o Sora.
De acordo com o sindicato dos atores Estados Unidoso Screen Actors Guild-Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio (SAG-AFTRA), Cranston expressou preocupação após clipes feitos por IA usando o seu voz e imagem sem autorizaçãologo após o lançamento Sora 2no final de Setembro.
“Eu agradeço OpenAI pela política e pelo reforço das barreiras de protecção. Espero que eles e todas as empresas envolvidas respeitem o nosso direito, tanto pessoal como profissional, de controlar o uso da nossa voz e imagem”, disse. Cranston em nota.
Além de SAG-AFTRAo OpenAI afirmou que trabalhará em parceria com Agência de Talentos Unidos (que representa Cranston), com o Associação de Agentes de Talentos e com o Agência de Artistas Criativos para aumentar as proteções contra usos não autorizados de IA.
Leia também:
Ao tentar alcançar a OpenAI, a Anthropic enfrenta pressão do governo dos EUA
O domínio da OpenAI é diferente de tudo que o Vale do Silício já viu
O CAA e o UTA já havia criticado o OpenAI pelo uso de materiais protegidos por direitos autoraisdizendo que o Sora representa um risco para seus clientes e para o propriedade intelectual deles.
Em semana passadaa empresa precisava bloquear vídeos de Martin Luther King Jr. nó Soraa pedido de família do líderdepois que os usuários criaram representações consideradas desrespeitoso do ícone direitos civis.
Zelda Williamsfilha do comediante Robin Willianspediu que parassem de enviar para ela vídeos gerados por IA do pailogo após o lançamento Sora 2.
Desde o lançamento de Sora 2em 30 de setembroa postura de OpenAI em relação a direitos autorais e para uso de imagem vem mudando.
No dia 3 de outubroo CEOSam Altman atualizou o política de exclusão de Soraque anteriormente permitia o uso de material protegido por direitos autoraisa menos que o estúdio pedisse para não usá-lo e passasse a ceder aos detentores dos direitos”.controle mais detalhado sobre a criação de personagens”.
No lançamento, o Sora exigia um aceitar para o uso da voz e imagem de alguém, mas o OpenAI declarou agora que também está comprometido com “responda rapidamente a quaisquer reclamações que você receber”.
A empresa reforçou o seu apoio à Lei SEM FALSIFICAÇÕESum lei federal aprovado para proteger contra réplicas não autorizadas de voz ou imagem feito por IA.
“A OpenAI está totalmente comprometida em proteger os artistas do uso indevido de suas vozes e imagens”, afirmou Sam Altman em um comunicado. “Apoiamos a Lei NO FAKES desde o início, quando foi introduzida no ano passado, e sempre defenderemos os direitos dos artistas.”
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.