A inteligência artificial é vista como uma ferramenta capaz de democratizar o acesso à tecnologia, trazendo benefícios aos futuros empreendedores dos mercados emergentes, mas nem todos os investidores concordam.
“A IA mudará tudo para os mercados emergentes”, disse ele Anton Osika, CEO e cofundador da startup sueca Lovable, que permite a criação de aplicativos e sites através de comandos de texto, eliminando a necessidade de conhecimento técnico.
“A maior parte das melhores ideias do mundo estão presas nas cabeças de pessoas que não sabem programar. Isto é especialmente verdade nos mercados emergentes, onde muitas pessoas têm uma compreensão profunda das questões locais em áreas como saúde, logística e educação, mas não têm necessariamente as ferramentas para desenvolver soluções de software”, disse Osika.
“A IA muda esse cenário e quebra essa barreira. A Lovable espera ver uma onda de novos fundadores construindo empresas nesses mercados”, acrescentou.
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A Lovable disse que se tornou a startup de crescimento mais rápido do mundo ao atingir US$ 100 milhões em receita anual recorrente em julho, apenas oito meses após sua fundação.
A economia digital “estava limitada a menos de 1% da população mundial; agora os outros 99% poderão fazer parte dela”, disse Osika ao Squawk Box Europe da CNBC numa entrevista recente. Ele acrescentou que o número de empresas de IA deverá crescer 50 vezes graças a ferramentas como a da Lovable.
Avaliado por último em 1,8 mil milhões de dólares, embora esse valor já possa ter atingido os 4 mil milhões de dólares, segundo uma reportagem de agosto do Financial Times, o Lovable tem 2,3 milhões de utilizadores ativos em mais de 200 países, segundo Osika. “Alguns dos países usuários do Lovable com crescimento mais rápido incluem Sri Lanka, Holanda, Taiwan, Tanzânia e Equador”, disse ele.
A empresa é uma das diversas startups que disputam espaço na chamada “vibe-coding”, enquanto os investidores correm para participar. Anysphere, criadora da popular ferramenta de codificação generativa Cursor, levantou US$ 900 milhões em uma rodada da Série C que avaliou a empresa em US$ 9,9 bilhões. Enquanto isso, a OpenAI também anunciou recursos de codificação de vibração no ChatGPT-5.
Mais infraestrutura necessária nos mercados emergentes
Construir um negócio em mercados menos consolidados pode ser um desafio devido à falta de capital e infraestrutura, ao custo de distribuição e a questões de confiança e conformidade, disseram os investidores. CNBC.
Como resultado, o apetite tende a ser menor. Ainda assim, alguns gestores de capital de risco mantêm fundos centrados em mercados emergentes, onde podem, teoricamente, fechar negócios com avaliações mais baixas e menos concorrência, à medida que os ecossistemas tecnológicos ainda estão a amadurecer.
No mercado público, o índice MSCI Emerging Markets, que acompanha ações de grandes e médias empresas de 24 economias emergentes, acumulou alta de cerca de 28,8% no ano.
“A IA reduziu o custo de entrada para criar e lançar software: o que antes levava anos e milhões de dólares agora pode ser prototipado em semanas. Os ciclos de iteração são mais curtos e a assimetria de conhecimento que favorecia as empresas estabelecidas está desaparecendo”, disse Emmet King, sócio-gerente e cofundador da J12 Ventures.
Osika citou o exemplo do edtech Q Group brasileiro, onde dois desenvolvedores criaram uma versão premium da plataforma em apenas um mês. “A versão premium gerou US$ 3 milhões em 48 horas após o lançamento”, disse ele.
Ainda assim, a IA não resolve os desafios estruturais enfrentados pelos mercados emergentes, como a disponibilidade de financiamento local e a confiança de que as startups serão capazes de gerar receitas, segundo King. “Isso não é exclusivo dos mercados emergentes, mas é certamente mais visível lá”, disse ele.
King acrescentou que “ainda não viu um aumento significativo no fluxo de capital para os mercados emergentes, nem há quaisquer sinais de que isso esteja prestes a acontecer”.
“Isso ainda pode acontecer, mas não é o que estamos vendo ou ouvindo agora”, acrescentou.
O sucesso de uma startup pode depender de infraestrutura — seja física, como postes e redes, ou digital, como servidores em nuvem — bem como de um sólido ecossistema local de investidores e fundadores capazes de orientar e capitalizar novas empresas. Portanto, muitos dos aspectos essenciais para escalar um negócio estão concentrados em polos tecnológicos reconhecidos, segundo King.
“Dada a pressa dos investidores em encontrar vencedores em IA, é natural que eles concentrem suas buscas em hubs já consolidados”, afirmou.
Nada substitui um bom talento
Para June Angelides, uma investidora que apoia empreendedores africanos através do Levare Ventures, um sindicato de investidores anjos que fundou, a qualidade das oportunidades diminuiu.
Isso pode acontecer porque profissionais mais qualificados estão preferindo “opções mais seguras”, como trabalhar em grandes empresas de tecnologia, disse. “Simplesmente não houve capital suficiente fluindo para startups em estágio inicial.”
Enquanto rumores de uma bolha circulam no ecossistema tecnológico, Angelides – que também atua como parceiro de risco na Samos Investments – não acredita num futuro em que os investidores migrem em massa para os mercados emergentes em busca de negócios de IA, gerando um ciclo de expansão e recessão.
As empresas estão a utilizar a IA para desenvolver aplicações e tecnologias de forma mais barata e rápida, “mas no final das contas, ainda queremos apostar em equipas realmente fortes”, disse ela.
“Para ter uma empresa líder, é preciso ter talento técnico interno”, acrescentou Thomas Olszewski, sócio da 6 Degrees Capital, gestora focada nas rondas Seed to Series B, que gere 250 milhões de euros (291,5 milhões de dólares) e aloca até 20% do fundo atual para mercados emergentes. A empresa já investiu em empresas que operam na África, América Latina e Sudeste Asiático.
Para Olszewski, a questão central não é apoiar um mercado emergente, mas sim a tecnologia. “A filosofia do investimento de capital de risco, de forma mais ampla, é que uma empresa desenvolva algo único e defensável, e que a vantagem competitiva lhe permita crescer mais rapidamente e de forma mais lucrativa. Se isto puder ser construído facilmente com IA, esse princípio já não é verdadeiro”, disse ele.
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