O mercado financeiro opera como uma medida de espera na quarta -feira (18), também chamada de ‘Superquarta’, pois os investidores aguardam decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos. Aqui, o Comitê de Política Monetária (COPOM) define a nova taxa selo no final do dia, enquanto, no exterior, o Federal Reserve (Fed) anuncia sua decisão sobre o interesse dos EUA.
“Sem muitas surpresas, a ferramenta Fedwatch aponta 99,9% da chance de manter a taxa de juros dos EUA entre 4,25% e 4,5%”, disse Rodrigo Lourioiro, analista da Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado. Segundo ele, o foco do mercado não está mais na própria decisão, mas nos sinais que o presidente do Fed, Jerome Powell, deve dar às próximas reuniões.
A possibilidade de cortes na taxa americana em julho é considerada baixa. Já para setembro, o cenário está um pouco mais dividido. “O humor dos investidores mudou um pouco, há mais pessoas apostando que o Fed pode recuar na taxa de juros americana lá em setembro e não apenas em outubro”, comentou Lourioiro.
No Brasil, o copom termina na quarta -feira sua reunião e deve anunciar o novo Selic por volta das 18:30. O mercado financeiro está dividido. Parte aposta na manutenção da taxa em 14,75%, enquanto outra fração projeta uma alta de 0,25 ponto percentual. Segundo Lourioiro, algumas pesquisas apontam a maioria dos economistas defendendo a manutenção, mas com cerca de 38% a 40% projetando aumento.
Leia também:
O que é copom e como ele influencia a taxa selera no Brasil
Foco: Dollar e Selic seguem alto em 2025; A inflação continua acima da meta
A projeção selo acumulada 2025 passa de 11,67% a 14,28%, atualiza a fazenda e o planejamento
Embraer e BRB no radar
Entre as ações da bolsa brasileira, dois papéis se destacaram. A Embraer, apesar de perder um contrato de US $ 2,7 bilhões com a Airline da Polônia para a Airbus, apresentou um aumento de 0,16%. “Ele mostrou que a resiliência e os investidores continuam acreditando na empresa”, observou o analista.
O BRB aumentou 18,4%, impulsionado pela aprovação, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a compra de 58% do Banco Master. A operação de US $ 2 bilhões ainda depende do endosso do banco central. “O BRB apreciará a estrutura do Banco Master, especialmente nas áreas de folha de pagamento e crédito de câmbio, onde o mestre é mais forte”, explicou Lourioiro.
A operação também abre a possibilidade de expansão para áreas de tecnologia financeira, um segmento crescente no mercado brasileiro. Mariana Almeida considerou que a aquisição pode exigir a avaliação do objetivo institucional do BRB, criado como um banco público.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings