Diante das novas tendências de consumo e das mudanças demográficas, como o envelhecimento da população, o mercado de farmácias de manipulação cresce em ritmo acelerado, ainda mais rápido que a economia brasileira. A receita do setor aumentou 17% em cinco anosíndice superior ao avanço do PIB nacional nesse período, que aumentou 15% entre 2019 e 2023.
As principais diferenças entre esse tipo de estabelecimento e as farmácias tradicionais são o foco do atendimento, os modelos de negócios e a concentração da empresa em uma matriz ou em poucas filiais, segundo Marco Fiaschettidiretor executivo da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag)em entrevista exclusiva com Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBC.
“Diferentemente das grandes redes de drogarias, ou seja, daquelas farmácias que revendem medicamentos produzidos em série pela indústria farmacêutica, as farmácias de manipulação são, em primeiro lugar, empresas familiares, onde, à frente desse estabelecimento, está um profissional farmacêutico que possui e atua no setor há mais de 80% dos casos.”
A farmacêutica e empresária Silvia Muxfeldt Chagas está no mercado de farmácias de manipulação há mais de três décadas e explica que seu modelo de negócio permite “a manipulação de fórmulas personalizadas” que podem atender necessidades específicas de diferentes clientes, como pessoas veganos e alérgicose desenvolver produtos com diferentes sabores, texturas e doses.
leia mais:
Originals Times Brasil: H&M revela estratégia no Brasil para se destacar no segmento; ‘moda e qualidade ao melhor preço possível, de forma sustentável’
O setor farmacêutico no Brasil
Embora as grandes redes farmacêuticas respondam por mais da metade das vendas de medicamentos no país, elas respondem por uma parcela menor do varejo do setor, representando menos de 20% dos negócios. Em ambos os segmentos, o pequenas empresas.
O mercado de farmácias e drogarias é maior. Há mais de 120 mil lojas no Brasilque movimentou um valor estimado de R$ 200 bilhões em 2025. Já o farmácias de manipulação somar 9 mil estabelecimentosalcançando R$ 11 bilhões. O menos competição e o possibilidade de maior diversificação compor o janela de oportunidade para investidores.
A maioria das empresas do setor tem longa vidacom 35% deles com mais de 20 anos. São Paulo lidera em número de farmácias, mas estados do nordeste têm atraído investimentos. A região concentra quase metade das novas unidades inauguradas recentemente. O diretor executivo identificou o crescimento médio do PIB nessas regiões acima da média nacional e o menos competição como fatores que contribuem para essa realidade.
Além disso, a empresária destaca que, como qualquer outra, “o setor enfrenta obstáculos estruturais, mas permanece resiliente”.Entre os principais desafios, Chagas destaca o alta carga tributáriao que acaba custando a operação e impactando o custo final para o consumidore o falta de mão de obra qualificada.
Contudo, ela afirma que falta de educação sobre esses estabelecimentos – ambos entre consumidores como em sociedade em geral – também pode representar uma oportunidade.
__
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos