O anúncio da taxa de 50% imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros causou uma oscilação nos valores do frete marítimo e causou incertezas no comércio exterior. O impacto imediato foi o aumento de até 30% nos custos de remessa, com os exportadores antecipando as remessas para evitar a cobrança.
“Muita diplomacia e menos bravata são necessárias”, disse Michael Roubicek, professor de gestão financeira da Fundação Vanzolini, em entrevista à Equipe realde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciadoAo comentar sobre a possibilidade de retaliação brasileira. Para ele, reagir com medidas apressadas pode ser contraproducente diante da disparidade do poder entre os dois países.
O envio aumenta e depois recua
Roubicek explicou que o valor médio de envio de um contêiner para os Estados Unidos, que era de cerca de US $ 3.000 e US $ 4.000, subiu para cerca de US $ 5.000 logo após o anúncio da tarifa. Com a proximidade da nova taxa de imposto, programada para 1º de agosto, os preços já retornaram ao nível anterior. “A tendência pode até ser uma queda no futuro, porque a demanda certamente cairá”.
Segundo ele, o período médio de transporte marítimo do porto de Santos até a costa leste dos EUA é de 7 a 10 dias. Para mercadorias perecíveis, esse intervalo já torna as novas remessas inviáveis. “A exportação está totalmente paralisada, esperando um possível adiamento ou alguma negociação que está acontecendo”, disse ele.
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Empresas estrangeiras devem redirecionar rotas
A redução no volume de exportação tende a gerar realocação de rotas marítimas. “Essas empresas que operam os grandes navios são praticamente todas multinacionais. Eles mudarão de navios para outras rotas, porque o impacto será brutal para alguns setores”, disse o professor.
Entre os produtos mais afetados, Roubicek citou aço, laranja e aviões. Todos dependem do transporte marítimo e agora enfrentam logística e barreiras comerciais para continuar sendo enviadas para os EUA.
Retaliação pode sair cara
A eventual resposta brasileira com uma tarifa semelhante pode ter efeitos adversos, diz o professor. “Reta -reta também significa que os produtos importados dos Estados Unidos serão mais caros para o consumidor e para os produtores brasileiros”. Ele ressalta que os EUA têm um excedente de balanço comercial com o Brasil e que uma reação desproporcional pode gerar perdas adicionais.
Segundo Roubicek, a tarifa americana parece estar relacionada a fatores políticos internos. Ele mencionou que o contexto envolve o ex -presidente Jair Bolsonaro, e que medidas unilaterais no Brasil podem trazer riscos diplomáticos. “Os Estados Unidos têm ferramentas muito mais eficazes do que o Brasil precisa retaliar”.
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