O passaporte brasileiro aumentou uma posição e agora ocupa o 16º lugar No Henley Passport Index 2025, a classificação que avalia quais documentos permitem mais destinos sem a necessidade de visto anterior. A lista, lançada na terça -feira (22) pela consultoria Henley & Partners, considera dados da International Air Transport Authority (IATA).
O Brasil divide a posição na Argentina e San Marino, garantindo acesso gratuito a 170 países. O resultado é igual ao melhor desempenho histórico do passaporte brasileiro no ranking, que estava na 28ª posição em 2010. Na América do Sul, o destaque é o Chile, que aparece em 14º lugar, com a entrada divulgada em 176 destinos.
Entre os países acessíveis com o documento brasileiro estão a Alemanha, Espanha, Portugal, Japão, Coréia do Sul e Angola. O passaporte também permite o tráfego gratuito em todos os nove países do Mergosur. Por outro lado, nenhum país norte -americano concede entrada sem visto para cidadãos brasileiros.
Cingapura mantém a liderança; EUA cair
No topo do ranking está Cingapuracujo passaporte garante acesso sem visto o 193 países. Segundo, o Japão e a Coréia do Sul aparecem, com 190 destinos divulgados. O terceiro lugar é ocupado por sete países europeus: Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda e Itália, com 189 hits.
Henley Passport Index 2025 Top 10 é o seguinte:
- Cingapura – 193 países liberados
- Japão e Coréia do Sul – 190
- Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda e Itália – 189
- Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal e Suécia – 188
- Grécia, Nova Zelândia e Suíça – 187
- Reino Unido – 186
- Austrália, República Tcheca, Hungria, Malta e Polônia – 185
- Canadá, Estônia e Emirados Árabes Unidos – 184
- Croácia, Letônia, Eslováquia e Eslovênia – 183
- Estados Unidos, Islândia e Lituânia – 182
Os Estados Unidos, que já lideraram o ranking em 2006 e entre 2014 e 2015, caíram para o 10º lugar, ao lado da Islândia e Lituânia, com 182 países. É o pior lugar nos EUA desde que o índice foi criado. De acordo com a consultoria, o país perdeu o acesso sem visto em seis destinos no ano passado.
O Reino Unidoque também esteve no topo, agora figuras na 6ª posição, com acesso a 186 nações.
Na base da lista
No final do ranking, há países com baixa aceitação internacional. O Afeganistão aparece na última posição, com a entrada divulgada em apenas 25 países. Então venha a Síria (27 destinos) e o Iraque (30 destinos).
Metodologia
O Henley Passport Index usa dados oficiais da IATA e abrange 199 passaportes e 227 destinos de viagem. O critério é simples: quanto mais países o cidadão pode visitar sem visto prévio (ou com instalações como visto eletrônico ou na chegada), melhor a colocação.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings