O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (6), durante o discurso de abertura da Cúpula de Líderes, que antecede a COP30. Para Petro, a postura adotada pelos EUA é hoje um dos principais obstáculos para enfrentar a crise climática, e Trump “está 100% errado”.
Segundo ele, a política americana de negar as evidências científicas empurra a humanidade para um cenário de colapso ambiental.
“Donald Trump não está certo. Podemos ver o colapso que poderá acontecer se os Estados Unidos não descarbonizarem a sua economia. Ele está errado”, disse ele.
Leia mais:
Haddad diz que Selic terá que cair apesar da pressão dos bancos e da torcida contra o mercado
Moda sustentável amazônica ganha destaque no SPFW às vésperas da COP30
Petro chegou a classificar Trump como inimigo da humanidade. Ele também questionou a ausência do presidente americano na cúpula. Ao assumir a presidência no início do ano, Trump anunciou a saída do país do Acordo de Paris, tal como havia feito no seu primeiro mandato (2017-2021).
“Trump é contra a humanidade. O que devemos fazer então? Deveríamos deixá-lo em paz? Deveríamos esquecê-lo? Esquecer é o maior castigo? Como faço parte desta mentalidade progressista, posso dizer que a vida é a nossa bandeira”, disse Petro.
A tensão entre Trump e Petro cresceu nos últimos meses. O governo dos Estados Unidos impôs sanções financeiras ao colombiano. Na época, o governo americano disse que Petro “permitiu que os cartéis de drogas prosperassem”.
Leia mais:
A competição de IA entre EUA e China está chegando às criptomoedas
Supremo Tribunal pode não ter a última palavra sobre as tarifas de Trump
O presidente colombiano também mencionou o tema em seu discurso. Petro disse que mais países além da Venezuela estão sob “ameaça” de invasão dos EUA. Mencionou, entre outros, o Brasil, a própria Colômbia, o México e Cuba. Trump, porém, não fez menção direta ao Brasil até o momento em relação às ofensivas de combate ao tráfico de drogas.
Petro também criticou a operação militar aérea e naval no Mar do Caribe e mencionou a autorização de Washington para ações no terreno. Comparou o presidente americano ao expansionismo napoleónico e afirmou que os EUA recorreram a uma demonstração de força militar para tentar silenciá-lo.
“Desde tempos passados, como Napoleão na Rússia que também faz parte da Europa, temos tendências de invasão e estamos perdendo tempo. Podemos ver essas invasões, genocídios, ameaças.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos