O líder democrata do Senado, Chuck Schumer, ofereceu nesta sexta-feira (7) um novo plano aos republicanos que permitiria a reabertura do governo dos EUA após uma paralisação iniciada em 1º de outubro. A proposta de Schumer pede aos democratas que aprovem uma chamada ‘resolução limpa’ que forneceria financiamento de curto prazo para operações governamentais.
Em troca, disse Schumer, os republicanos concordariam com uma extensão de um ano dos créditos fiscais aprimorados existentes que são usados para reduzir o custo do seguro saúde adquirido nos mercados do Affordable Care Act.
A outra parte do acordo apela à criação de um comité bipartidário para continuar as negociações sobre reformas de longo prazo para abordar a questão da acessibilidade dos cuidados de saúde.
A oferta de Schumer abandona a antiga exigência Democrata de que a resolução de financiamento a curto prazo inclua uma extensão dos subsídios reforçados da ACA (Affordable Care Act), que expiram no final de Dezembro. Os subsídios reforçados, que entraram em vigor durante a pandemia de Covid-19, são utilizados por mais de 20 milhões de americanos.
A posição dos democratas sobre os créditos da ACA impediu que um projeto de lei da Câmara de maioria republicana que não estende os créditos atingisse os 60 votos necessários para ser aprovado no Senado.
leia mais
Os cortes de voos nos EUA incluem grandes companhias aéreas e podem aumentar nos próximos dias
Trump volta atrás e diz que subsídio alimentar só será pago quando a paralisação terminar
O Partido Republicano detém 53 cadeiras no Senado. São 45 senadores democratas e dois independentes que votam com eles.
“Os democratas disseram que devemos enfrentar a crise dos cuidados de saúde, mas os republicanos repetiram que não negociarão para reduzir os custos dos cuidados de saúde até que o governo reabra”, disse Schumer no plenário do Senado na tarde de sexta-feira. “Então, vamos encontrar uma maneira de honrar ambas as posições”, disse ele.
“Portanto, gostaríamos de oferecer uma proposta simples que reabrisse o governo e estendesse os créditos fiscais de prémios da ACA simultaneamente… e então teríamos a oportunidade de começar a negociar soluções a longo prazo para os custos dos cuidados de saúde”, disse Schumer.
Possível resposta dos republicanos
Uma pessoa familiarizada com a posição republicana disse CNBC que a oferta de Schumer provavelmente será rejeitada.
Um funcionário da Casa Branca disse CNBC: “Os democratas estão deixando claro que estão mantendo o povo americano como refém para gastos adicionais. Este é um enorme declínio em relação à sua posição inicial e mostra que estão sob enorme pressão interna.”
O escritório disse que o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, “indicou que nunca aceitaria algo assim, então é uma ruptura acentuada com os democratas da Câmara”.
“Em última análise, os democratas deveriam reabrir o governo hoje e o governo se reunirá com eles sobre o crédito fiscal e trabalhará com eles nisso”, disse o funcionário.
__
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.