O governo de Goiás anunciou na quarta -feira (23) uma série de medidas para apoiar empresas afetadas pelas novas tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. A apresentação foi feita pelo governador Ronaldo Caiado, durante uma reunião com empresários no Emerald Palace, em Goiânia. Com isso, Goiás foi o primeiro estado a reagir formalmente aos impactos da tarifa decretada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Leia mais:
A tarifa de 50% é vista como um “embargo comercial”, diz o presidente da Fieb
O pacote prevê a liberação de três fundos focados em crédito, estabilização econômica e compensação fiscal. Espera -se que os recursos estejam disponíveis a partir de 6 de agosto, com colegas que incluem a manutenção de empregos pelas empresas beneficiadas. “Somos um estado que busca todos os mecanismos para ajudar os empreendedores e os trabalhadores da Goian”, disse Ciado.
Linhas de suporte
Entre as ações anunciadas, o Fundo de Credito Isso permitirá o acesso a R $ 628 milhões em créditos do ICMS, dos quais a metade será garantida por contribuições do mercado financeiro. A proposta será apresentada oficialmente em Ibovespa B3, em São Paulo, em 5 de agosto. A taxa de juros será de 10% ao ano – abaixo dos programas federais médios.
Duas outras frentes de suporte incluem o FUNDEQcriado na pandemia para igualar as cobranças financeiras em linhas de crédito e o Fundo de Estabilização Econômicaque podem ser ativados em cenários de crise para manter serviços e atividades produtivas em operação.
Setores prioritários
A partir desta quarta -feira (23), o governo do estado inicia uma rodada de reuniões com representantes de seis setores estratégicos: drogas e saúde; carne e derivados; mineração; Açúcar -energia; soja e citros; e curtumes. A proposta é alinhar o apoio público às necessidades específicas de cada área.
O Secretariado da Economia também atuará na liberação de créditos acumulados do ICMS entre os contribuintes, pois pretende facilitar as operações e garantir a regularidade fiscal.
Impacto nas exportações
Os EUA são o segundo maior destino das exportações de Goiás, atrás apenas da China. De janeiro a junho de 2025, o estado exportou mais de US $ 337 milhões em produtos para o país dos EUA, especialmente carnes (61%) e ferro e aço (11%). No mesmo período, as importações totalizaram US $ 289 milhões, especialmente em máquinas e produtos farmacêuticos.
De acordo com o Mauro Borges Institute (IMB), os recursos de fundos podem ser usados para investimentos, expansão de capacidade produtiva ou capital de giro, protegendo as empresas diante da queda nas vendas causadas por novas tarifas.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings