A Semana da Rota da Seda 2025, uma iniciativa global que celebra o intercâmbio cultural ao longo das antigas Rotas da Seda, foi concluída com sucesso no Brasil – seu primeiro final na América do Sul. Os eventos de encerramento em São Paulo e Foz do Iguaçu contaram com exposições, demonstrações, desfiles de moda e diálogos destacando a vitalidade duradoura da seda e a parceria cultural China-Brasil.
Em São Paulo, a programação se concentrou na exposição “A seda conecta montanhas e mares: da China ao Brasil”, na exposição “Além das amoreiras: patrimônios culturais intangíveis da sericultura na China” e no simpósio acadêmico Debate sino-brasileiro sobre museus e patrimônio sustentável. A inauguração no Museu da Imigração reuniu autoridades e representantes de museus dos dois países. Antes da abertura, as crianças participaram de oficinas práticas de impressão de leques dourados e tecelagem em teares lideradas pelo Museu Nacional da Seda da China, conectando o público jovem às tradições artesanais chinesas.
Iniciada pela Administração Nacional do Património Cultural da China e pelo Governo Provincial de Zhejiang, a Semana da Rota da Seda tornou-se uma plataforma para o diálogo cultural e a cooperação museológica. O Brasil, como país convidado de honra em 2025, sediou o capítulo final do evento, apresentando o legado vivo da seda.
Com curadoria conjunta do Museu Nacional da Seda da China e do Museu da Imigração, “A Seda Conecta Montanhas e Mares” faz parte da iniciativa “Pontes da Civilização” da China, que explora como a seda conecta continentes e culturas. A exposição vai até março de 2026.
Em Foz do Iguaçu, “Esplendores da Seda: Arte da Seda Chinesa”, organizado pelos departamentos de cultura e relíquias de Zhejiang, apresentou trabalhos em seda que misturam tradição e design moderno. Durante o evento, o Museu Nacional da Seda da China e a cidade assinaram um acordo de três anos para estabelecer uma “Galeria Exterior CNSM”, promovendo a colaboração cultural.
Um destaque foi o “Encontro de Moda Sino-Brasileiro: Design de Inovação do Patrimônio da Rota da Seda”, inspirado nos padrões auspiciosos da Rota da Seda. Co-organizado pelo Museu Nacional da Seda da China, pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Zhejiang, pelo Consulado Brasileiro em Xangai, pelo governo de Foz do Iguaçu e pela Clothes Tell Tales da CCTV, foi co-desenhado por designers chineses e brasileiros e modelado por brasileiros na icônica Tríplice Fronteira – simbolizando a criatividade, a amizade e a beleza compartilhada das Rotas da Seda. A final do Brasil homenageou a herança compartilhada e uma visão de sustentabilidade cultural, mostrando como a seda conecta civilizações através de montanhas e mares.
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