O cúpula entre os presidentes brasileiros, Luiz Inácio Lula da Silva, e os presidentes norte-americanos, Donald Trumprealizada anteriormente em Malásiaganhou destaque na imprensa internacional. O encontro discutiu, entre outros temas, o tarifa imposta pelos Estados Unidos a parte de Produtos brasileiros exportados para o país.
Entre os veículos que registraram o encontro, o O jornal New York Times avaliou, em artigo, que Lula e Trump pareciam agitados e eles tinham poucas respostas sobre o andamento das negociações.
O A resposta evasiva de Trump para um jornalista – que “Não é da sua conta” quando questionado se o condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro estaria em pauta, já apontado por ele como um dos motivos da tarifa —também foi destacado na matéria.
Leia mais:
Tarifa permanece, mas Brasil e EUA iniciam negociações bilaterais
Reunião entre Lula e Trump prova que temos bons motivos para acreditar no diálogo, diz Alckmin
O jornal lembrou ainda que Lula deu agenda detalhada, escrita em inglêspara entregar a Trump, e teria reclamado que ambos estavam perdendo tempo respondendo perguntas da imprensa antes do início da reunião.
O O Washington Post também mencionou a reunião, destacando a O passado de Lula como líder sindical e afirmando que Sobretaxa americana contra o Brasil acabou fortalecendo sua popularidadeao reconhecer o resiliência do presidente brasileiro em frente de pressão de Washington para remover a taxa.
Já o ABC Notícias gravou a reunião como Primeira viagem de Trump à Ásia desde que regressou à Casa Brancae enfatizou a natureza diplomática do gesto.
O jornal espanhol El País escreveu isso “Trump e Lula estão finalmente se aproximando”depois do que ele ligou “uma das piores crises na relação entre os EUA e o Brasil em dois séculos”. O veículo também lembrou que Washington e Pequim também dê sinais de distensãona véspera do encontro do republicano com o líder chinês Xi Jinpingmarcado para próxima quinta-feira.
A emissora Al Jazeera reforçou o natureza positiva da reunião, lembrando que Trump classificou-o como “muito bom”. O relatório também citou a declaração do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieiraque o as negociações começariam imediatamente e poderia ser concluído nas próximas semanas.
Outra norte-americana — ABC News — registou o encontro entre os dois presidentes, lembrando que esta foi a primeira viagem dos Trunfo o Ásia desde o seu regresso a Casa Branca.
O espanhol El País publicou que Trump e Lula finalmente se aproximamdepois de um dos “piores crises no relacionamento entre EUA e Brasil em dois séculos“. O jornal lembra que Washington e Pequim também dê sinais de distensão na véspera do encontro do republicano com o líder chinês, Xi Jinpingmarcada para a próxima quinta-feira.
A emissora Al Jazeera reforçou o natureza positiva da reuniãolembrando disso Trunfo classificou-o como “muito bom“. Ele também mencionou a declaração do Ministro da Relações Exteriores Brasileiras, Mauro Vieiraque o as negociações começariam imediatamente e isso poderá ser concluído nas próximas semanas.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos