Uma delegação saudita que visitou Damasco na quarta -feira (23) assinou acordos e parcerias de investimento no valor de US $ 5 bilhões (cerca de US $ 27,6 bilhões, no preço atual) para ajudar na reconstrução da Síria, devastada pela guerra, anunciou o reino do petróleo do Golfo.
A Arábia Saudita tem sido um dos principais apoiadores do novo governo sírio, que assumiu o poder depois que os rebeldes liderados por grupos islâmicos para derrubar o ex-líder Bashar al-Assad em dezembro, terminando 14 anos de guerra civil.
A comitiva, composta por cerca de 150 investidores e representantes dos setores públicos e privados sauditas, foi liderada pelo ministro do Investimento, Khalid al-Falih, que participou de um fórum em Damasco.
Investimentos em setores estratégicos
“Os anúncios anunciaram, avaliados em 19 bilhões de Rolos sauditas (aproximadamente US $ 5 bilhões), cobrem setores considerados vitais e estratégicos, como imóveis, infraestrutura, comunicação e tecnologia de informação, transporte e logística, indústria, turismo, energia, comércio, entre outros”, disse o ministério de investimento em uma declaração.
Na terça -feira (22), o ministério informou que o fórum de Damasco teve como objetivo “explorar oportunidades de cooperação e assinar acordos que promovem o desenvolvimento sustentável e beneficiam os dois irmãos”.
Abertura econômica e apoio internacional
No início deste mês, o presidente dos EUA, Donald Trump, oficializou o fim das sanções contra a Síria, na tentativa de reintegrar o país para a economia global.
Trump já havia retirado a maioria das restrições em maio, seguindo os pedidos da Arábia Saudita e da Turquia.
No mesmo mês, o presidente dos EUA se reuniu com o líder interino da Síria, Ahmed Al-Sharaa, durante uma visita à Arábia Saudita.
Sharaa, ex -membro de grupos jihadistas, também esteve em Riad em fevereiro, em sua primeira viagem ao exterior desde a queda de Assad.
Compromissos financeiros e desafios internos
No início deste ano, a Arábia Saudita e o Catar prometeram pagar a dívida da Síria ao Banco Mundial, o que adiciona cerca de US $ 15 milhões (aproximadamente US $ 82,8 milhões).
Apesar das promessas da unificação nacional, o novo governo em Damasco achou difícil manter a ordem. Confrontos violentos entre grupos minoritários levantaram dúvidas sobre a estabilidade do país.
Leia mais:
EUA e União Europeia negociam um contrato tarifário de 15%
Ucranianos e russos negociam novamente em Istambul sob pressão dos EUA
A violência sangrenta na província de Sweida este mês começou com confrontos entre combatentes de drudos e tribos beduínos sunitas, mas logo se intensificou. Mais tarde, Israel interveio com ataques aéreos contra instalações do governo.
De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, estima -se que mais de 1.300 pessoas, principalmente, tenham sido mortas durante os combates.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings