O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou, na quarta -feira (23), o revogação da decisão judicial que parcialmente permitiu A retomada das atividades da nutratta nutrition Animal Ltda., Fabricante de alimentos investigados pela morte de centenas de cavalos no país. Com a nova decisão, Suspensão de precaução integral novamente determinado pelo próprio ministério.
Leia mais:
O ministério detalha a investigação em 222 mortes de potência ligadas à alimentação da Nutratta; Saber mais
Exclusivo: mortes multimilionárias e lastes de alto desempenho; A contaminação da ração é investigada
A empresa está proibida de produzir ou comercializar qualquer tipo de feed até que prove, em documentário e técnico, a correção de todas as irregularidades apontadas pela inspeção federal. Até agora, 284 mortes eqüinas Eles foram oficialmente explicados pelo MAPA, com evidências de conexão direta com o consumo de produtos nutratta.
Lembre -se do caso
A primeira queixa chegou ao mapa em 26 de maio, através da plataforma Fala.Br. Em 3 de julho, o Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado publicou um relatório exclusivo revelando que 222 cavalos morreram Em propriedades localizadas nos estados de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Quando o composto tóxico já havia sido identificado monocrotalinade plantas do gênero Sala Crotalem amostras das rações analisadas.
Em 13 de julho, uma nova investigação revelou o impacto da contaminação nos haras de alto desempenho, como Nova Alcateia, em Alagoas. Entre os cavalos mortos, foi QuantumUm dos animais mais promissores da raça Mangalarga Marchador, avaliados em cerca de R $ 20 milhões. Ao todo, Haras perdeu 65 cavalos, de acordo com o administrador Paulo Henrique Lôbo, que classificou o episódio como a perda de “material genético inimaginável da raça nacional”.
Outro haras afetado foi o Dia ensolaradona região metropolitana de São Paulo. De acordo com o criador Marcos Barbosa, 10 cavalos morreram e outros 11 doente Depois de ingerir a ração da linha de cavalos de Outagge. A perda local excede o R $ 700 mil.
Investigação e novo desdobramento
Com base nas descobertas, o ministério instituiu processo administrativo e determinou o coleção de todos os lotes suspeitos fabricados a partir de novembro de 2024. Nutatta foi notificado, mas até agora não provou prova de que o pagamento foi finalizado.
Embora o tribunal tenha permitido inicialmente a retomada da produção de feed não destinado a equinoEsta autorização foi revogadoe o suspensão total das atividades foram restauradas.
De acordo com o mapa, as investigações identificaram Falhas no controle de qualidade das matérias -primaspermitindo a presença de alcalóides de pirrolizidina – substâncias tóxicas e proibidas – em ração comercial. Esses compostos causam dano de fígado grave e progressivoo que dificulta a identificação imediata do problema, pois os sintomas podem surgir dias ou semanas após a exposição.
O que a empresa diz
O Nutratta manifestado no dia 19 de junhoafirmando que começou a coleção de produtos e que colabora com as autoridades. Procurado por Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado Na data, a empresa respondeu que “não há atualizações no momento” e que está “reorganizando o processo de atendimento ao cliente e imprensa”.
O Ministério da Agricultura enfatizou que a população deve continuar a evitar qualquer produto da marca até o novo posicionamento oficial e manter as inspeções em andamento.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings