O pão industrializado está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros. Segundo dados do Worldpanel by Numerator, encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães Industrializados (Abimapi), mais de 95% das casas do país consumiu pão industrializado no ano móvel encerrado em junho de 2025 — um crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período anterior.
A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (16), Dia Mundial do Pão e também Dia Mundial da Alimentação.
Jovens e classes emergentes impulsionam consumo
O estudo mostra que o consumo cresceu entre as famílias até aos 29 anos (+2,1%) e entre os 30 e os 40 anos (+1,4%), enquanto as famílias com mais de 50 anos reduziram as compras em 2,5%. As classes C e D/E também aumentaram o consumo em 4,1%, contrastando com a queda de 3,5% na classe AB.
Para Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi, o momento é de expansão apoiada em comodidade e preços acessíveis. “As ações do setor têm como foco manter a competitividade e aproveitar o engajamento de novos consumidores. O pão é um alimento essencial, versátil e com forte apelo emocional entre os brasileiros”, afirma.
Mercado em expansão
Dados da Cesta Abimapi, baseados em pesquisa da NielsenIQ, mostram que a categoria gerou R$ 8,3 bilhões até junho de 2025, aumento de 7,8% em valor e 3,5% em volume, atingindo 400 mil toneladas no semestre. Os pães de hambúrguer e de cachorro-quente ganharam destaque, com aumentos de volume e faturamento de 1,3% e 0,4%, respectivamente.
O sul do país (+3,1% em valor) e o canal dinheiro e transporte (+2,8%) foram os principais impulsionadores do crescimento. Nestes mercados, o pão normal representou 65,7% das vendas, superando o pão integral, que caiu para 34,3%.
Indústria aposta em inovação e salubridade
O Grupo Bimbo, dono das marcas Pullman, Plusvita e Artesano, destaca o compromisso com a tecnologia e o frescor como fatores de liderança. “Mantemos tradição e qualidade com inovação contínua, apoiados pela BNutrition, área especializada em ciências da nutrição, que ajuda a gerar conhecimento técnico e transparência sobre os benefícios do pão na dieta”, afirma Décio Novaes, gerente executivo de Assuntos Corporativos da empresa.
Na Bauducco o foco é a fermentação natural, processo que traz textura mais leve e sabor marcante. “A Massa Madre, que há mais de 70 anos dá vida ao panetone da marca, também está em nossos pães. Também introduzimos embalagens lacradas, inéditas no setor, que mantêm o frescor por muito mais tempo”, explica Luis Iannini, diretor de marketing.
Grani Amici investe em produtos livre devoltado para públicos com restrições alimentares. “O desafio é entregar pães com textura e sabor capazes de agradar a todos os paladares. Lançamos o Minibão com 6g de proteína por porção e uma linha sem glúten e vegana para consumo rápido”, comenta Graziela Luchini, diretora executiva da marca.
Novos sabores e formatos
Na Interbrands Food a inovação se reflete no portfólio de brioches e pães especiais. “O consumidor busca produtos mais saudáveis e versáteis, com grãos e fermentação natural. A linha S’OUi e os Pães Especiais Santa Edwiges aliam tradição e modernidade”, afirma Giselle Fontana, gerente de marketing.
Panco expandiu a linha Arteinspirado em receitas caseiras, e lançou versões com coco e cacau & mel. A linha Vidacom sabores como Castanha do Pará & Quinoa e Maçã, Canela & Castanha, oferece produtos sem conservantes artificiais. “Queremos satisfazer a vontade de sabor, nutrição e bem-estar. O pão continua a ser um alimento básico nas refeições e agora também nas sobremesas”, afirma Érika Junqueira Rodrigues, gestora de marketing da Panco.
O setor encerra 2025 com cenário otimista. O pão industrializado mantém seu lugar no dia a dia dos brasileiros, e as empresas estão aumentando seu foco em saudabilidade, conveniência e inovação para sustentar o crescimento nos próximos anos.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos