Você Exportadores de café brasileiros Em agosto, um novo episódio de Perdas financeiras causadas por gargalos logísticos e infraestrutura portuária atrasada.
De acordo com uma pesquisa por Conselho de Exportadores de Coffee (Cecafe)as empresas tinham perda de R $ 5,9 milhões apenas com Armazenamento adicional, pré-rooting e custos detalhadospor causa do impossibilidade de embarcar 624.766 sacos de café – o equivalente a 1.893 contêineres.
Além das despesas extras, o não -placar dessas cobranças resultou em Potencial perda de receita de câmbio de US $ 221,28 milhõesou R $ 1,205 bilhãocom base no preço médio de $ 354,18 por bolsa e citação média em dólares para R $ 5,44 no período.
“É um cenário que se repete e tende a piorar se não houver investimentos rápidos nos portos do Brasil para expandir o pátio e a capacidade do berço”, diz ele Eduardo HeronDiretor Técnico da CecaFé. “O agronegócio cresce, mas a infraestrutura não acompanha e os danos se acumulam”.
Portas saturadas e atrasos generalizados
De acordo com o Boletim Zero Detent (DTZ)preparado pela startup Ellox Digital em parceria com a Cecafe, 50% dos navios – 168 de 335 navios – tiveram atrasos ou mudanças nas escalas Nos principais portos brasileiros em agosto.
O Porto de Santosresponsável por 80,2% das remessas de café Entre janeiro e agosto, registrado 67% dos atrasosenvolvendo 122 dos 182 navios Titular do contêiner. O Tempo máximo de espera veio para 47 dias no terminal de Santos.
Já o Rio de Janeiro Port Complexsegundo maior exportador do produto, com 15,8% de participaçãoele tinha 38% dos atrasos e intervalos de até 36 dias entre o primeiro e o último prazo de partida.
Gargalos estruturais e barreiras regulatórias
O Cekafé alerta que o Falta de investimentos e lentidão em processos regulatórios agravar o cenário. Heron citou o impasse em torno do leilão de Tecon Santos 10paralisado por restrições em Agência Nacional de Transporte de Vias Vantagem (Antaq) que, de acordo com o setor, limitar a concorrência e pode levar a Judicização do processo.
“A lentidão e as restrições ao evento atrasarão ainda mais a expansão da capacidade do porto de Santos, expandindo os danos ao comércio exterior. É urgente acelerar esse processo”, disse Heron.
O Conselho procurou diálogo com Outras entidades exportadoras e autoridades públicas para pressionar por melhorias. Entre as ações recentes, Cecafé participou de reuniões com o Instituto pensamento agro (IPA)um Frente Parlamentar da Agricultura (FPA)um Confederação Nacional da Indústria (CNI)um Cna e o Logística do Brasil.
Estrutura regulatória e nova lei portuária
Em setembro, representantes de Cecafé se encontraram com o Deputado Arthur MaiaRelator de Lei 733/2025que propõe um Nova estrutura regulatória para o sistema portuário brasileiro. Na época, a entidade defendeu Modernização da governança portuáriaAssim, transparência tarifária e Inclusão de usuários de carga nó Conselho da Autoridade Portuária (CAP)Além da criação de Indicadores de logística medir o desempenho e antecipar gargalos.
“Precisamos de uma lei moderna que incentive investimentos, diversificação modal e eficiência no comércio exterior, com critérios técnicos e indicadores claros”, disse Heron.
Mobilização no Congresso
Cecafé também enviou um pedido para Audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara (CAPADR)apresentado a Deputado Evair de Melopara discutir a exaustão da infraestrutura portuária e o Barreiras competitivas impostas por Antaq.
Segundo Heron, o apoio parlamentar É fundamental acelerar O leilão de Tecon Santos 10 e Evite novas perdas.
“O deputado Evair mostrou grande interesse e prometeu registrar a solicitação de audiência, que deve ser marcada em breve”, afirmou.
Unir esforços com iniciativa privada
Em reuniões recentes com o CNICecafé proposto União de esforços para garantir Agilidade no processo de Tecon Santos 10 e Reduza as burocracias.
A entidade também destacou a manifestação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) nó Tribunal Federal de Auditores (TCU)que provou ser favorável à remoção de restrições na licitação do terminal.
“Com o CADE favorável e o TCU dos riscos de atraso, não há justificativa para manter as barreiras para adiar o processo. O setor precisa de porto e previsibilidade expandida”, conclui Heron.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
A seguir, Times Brasil – CNBC licenciado exclusivo em
Copyright @202 Finance Times Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.