Se ainda houver resistência ou dúvida sobre contratar pessoas mais de 50 ou 60 anoso mercado de trabalho formal mostra que isso não é uma possibilidade, mas uma fato consolidado.
Em 2024funcionários com mais de 50 anos e cartão assinado representado 17,9% do estoque total de trabalhadores, segundo dados do Relação Anual de Informações Sociais (Rais) compilado por Ministério do Trabalho e Emprego. A presença do público Mais de 50 cresce continuamente: dez anos antes, em 2014a participação foi 13,2%.
No período 2014/2024o Aumentar estoque geral cresceu 16,8%para 46,3 milhõesenquanto o contingente 50+ aumentou 58,5%adicionando 8,3 milhões de profissionais. “O envelhecimento populacional é um fator que inevitavelmente mudará a forma como o mercado vê esses profissionais”, afirmou o CEO da Maturi, Mórris Litvak. “Esta já não é uma escolha feita pelas empresas, mas sim uma realidade demográfica e económica.” Segundo ele, até 2040praticamente metade da força de trabalho terá 50 anos ou mais.
Criado há dez anos, o Maturi faça o intermediação entre empresas e pessoas que procuram trabalho. Desde então, segundo Litvak, mais de 6 mil substituições diretas e centenas de iniciativas com mais de 750 empresasincluindo grandes marcas que acreditam no poder de diversidade etária.
Ainda segundo Maturi, houve 88,1 mil pessoas treinadas com mais de 50 anos. O registro tem 815 empresas parceiras e aproximadamente 260 mil profissionais. “Profissionais maduros trazem experiência prática, estabilidade emocional, visão sistêmica e vontade de aprender e contribuir”, afirmou o executivo.
Apesar dos avanços, Litvak avalia que o mercado de trabalho ainda discrimina profissionais mais velhos. “Isso não se limita ao mercado. Ainda somos um país preconceituoso”, afirmou. Um dos preconceitos mais comuns, segundo ele, é a ideia de que Mais de 50 profissionais custam caro para as empresas.
“Na prática, isso não é sustentável”, afirmou. Para ele, o que aumenta custos é o falta de políticas de gestão intergeracional adequadas. “Quando estas políticas existem, os custos são equilibrados – e os benefícios são muito maiores.”
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Experiências
Para o Diretora de RH no Carrefour e Sam’s Club, Natália Mauado chamado preconceito de idade “ainda é uma barreira significativa” no mercado. Segundo ela, promover a diversidade etária Não é apenas uma questão de responsabilidade social“mas uma forma de enriquecer as equipas com experiências, escuta ativa e colaboração entre gerações”.
No momento, 13% dos funcionários do Grupo Carrefour Brasilque tem 125 mil funcionáriosé formado por pessoas com 50 anos ou mais. “Não é apenas uma questão técnica”, disse Natália. “Eles trazem experiência de vida, maturidade interpessoal e visão estratégica que contribuem para um ambiente de trabalho mais equilibrado.”
O Carrefour abriu recentemente um campanha para contratar 2.500 pessoas. “Queremos ampliar a presença de profissionais seniores no grupo e, acima de tudo, valorizar a experiência como diferencial”, disse o executivo. Para o estão abertas vagas nas principais marcas do grupoincluindo Atacadão, Carrefour Retail e Sam’s Clubcom cadastro em sites ou em lojas. Eles são oportunidades em funções administrativas e operacionaisdistribuído entre lojas, centros de distribuição e sedes corporativas.
Segundo Natália, não há necessidade de experiência anterioro que amplia acessibilidade e inclusão de diferentes perfisincluindo aposentados interessados em reingressar no mercado de trabalho.
O Gerente de RH na Assaí Atacadista, Tamali Amorimvê o preconceito de idade como um “desafio cultural a ser superado“Segundo ela, o profissionais seniores “demonstrar alto comprometimento, compartilhar boas práticas e tem uma taxa de rotatividade menor”.
O grupo criado 2022 o Programa 50+. No ano passado, o Assaí contava com aproximadamente 8 mil colaboradores nesta faixa etáriaum Crescimento de 32% em relação a 2023. 60+ representam 1,6% do total. Entre 2022 e 2024você posições de liderança cresceram 22,3% e os de especialistas, 16,1%. Somente em 2024eles eram mais de 3 mil contrataçõesser 17,4% dos profissionais com mais de 60 anos.
Segundo Tamaliesta evolução “É também uma forma de refletir a diversidade da própria população brasileira”.De acordo com o Censo IBGE 2022, 12,6% dos homens e 15,1% das mulheres tive 50 anos ou mais. No universo masculino, eles eram 6 milhões entre 50 e 54 anos, 5,4 milhões entre 55 e 59e 4,6 milhões entre 60 e 64 anos. Entre as mulheres, 6,6 milhões, 6,1 milhões e 5,3 milhõesrespectivamente. Juntos, esses grupos representam 34 milhões de pessoas.
“A presença de diferentes gerações nas equipes fortalece a troca de experiências”, afirmou Tamaly. “Fortalece o nosso negócio e permite que os nossos clientes se vejam refletidos nas nossas lojas.”
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