A Ambev, a maior cervejaria do Brasil e marcas como Skol e Brahma, além de outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas, podem ser um exemplo dos desafios das empresas para cortar as emissões de gás que causam aquecimento global.
A empresa reduziu as emissões do escopo 1 e 2 em 50% (das próprias operações e da energia consumida, respectivamente), através do uso de fontes renováveis. No entanto, ainda estão faltando o escopo 3, o que abrange toda a cadeia de produção do campo até o descarte das latas e garrafas e representa 89% das emissões. O objetivo é alcançar zero até 2040.
Em uma entrevista à Estadão, o diretor de sustentabilidade da AMBEV, Luiz Gustavo Talarico, explica mais sobre esse programa e como a empresa opera em outras questões ambientais, como uso da água e agricultura. Confira os trechos principais.
O lucro líquido da Ambev atinge R $ 3,8 bilhões no 1º trimestre, estável em comparação com um ano
AMBEV aprova o pagamento de R $ 10,5 bilhões em JCP e dividendos
A AMBEV foi capaz de reduzir as emissões de escopo 1 e 2 em 50%. Qual é a maneira esperada de cortar o restante das emissões desses dois escopos?
Já conseguimos reduzir esses 63% das emissões diretas da empresa. É um trabalho que vem desde 2002, quando começamos a trabalhar com a recuperação de biogás em nossa operação.
Temos uma equipe técnica em nossa equipe industrial que analisa as melhores práticas, por isso também trabalhamos com outras fontes de energia.
A mesma maneira é a eficiência; portanto, reduza primeiro a quantidade de uso de energia para encontrar formas alternativas.
Quais são as iniciativas?
Para trabalhar com nossos fornecedores, temos uma plataforma chamada Eclipse. O Eclipse é uma plataforma para colaborar e compartilhar informações com nossos fornecedores e nossos parceiros de negócios.
Hoje, temos o monitoramento de toda a cadeia, mas com esses fornecedores, trabalhamos para primeiro envolver onde eles estão na jornada climática, por exemplo, que já têm um departamento específico para mudanças climáticas, que já tem objetivos e ambições, que já possui um inventário de gases de efeito estufa auditado.
Por que o objetivo de zero emissões até 2040?
O objetivo é muito baseado no que estudamos, olhando para a ciência e o ecossistema como um todo. Entendemos nossa velocidade de nossa própria descarbonização, sabemos que 89% de nossas emissões não são diretamente de nossa cadeia.
O objetivo de ficar em 2040 vem muito com a dificuldade de ter uma corrente na qual algumas coisas ainda dependem muito de combustíveis fósseis.
Tem maneiras de alcançar reduções graduais. Tinha uma intensidade de emissão de carbono para cada litro de bebida produzido, precisamos produzir a mesma quantidade de produtos com 25% menos emissões. Estamos a caminho disso.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings