O co-fundador da Microsoft, Bill Gatesque escreveu um livro em 2021 intitulado “Como evitar um desastre climático”, agora diz que os líderes precisam mude sua abordagem em relação às alterações climáticas.
Numa carta publicada na terça-feira, antes da Cimeira do Clima COP30 UN na próxima semana, Gates argumentou que demasiados recursos estão a ser concentrados nas emissões e no ambiente, e que mais dinheiro deveria ser destinado a “melhorar vidas” e a reduzir doenças e pobreza.
“O o clima é super importantemas tem que ser considerado em termos do bem-estar humano geral”, disse ele Portões o Andrew Ross Sorkindo CNBCem entrevista exclusiva. “Não escolhi esta posição porque todos concordam com ela – penso que é, intelectualmente, a resposta certa.”
Na carta, Portões criticou a “visão apocalíptica” das alterações climáticas e disse que os líderes precisam de fazer uma “visãomudança estratégica”para se concentrar em questões que têm o“maior impacto no bem-estar humano”.
Saiba mais:
Apple e Microsoft ultrapassam US$ 4 trilhões em valor de mercado
Salário anual do CEO da Microsoft, Satya Nadella, salta para US$ 96,5 milhões
“É a melhor forma de garantir que todos tenham a oportunidade de viver uma vida saudável e produtiva, independentemente de onde nasceram e do tipo de clima em que nasceram”, escreveu ele.
O Energia inovadora, fundo de investimento Portões focado no climateria demitiu dezenas de funcionários no início deste ano. O O jornal New York Times informou em março que a “mudança mostra como o Sr. está reestruturando seu império para a era Trunfo.”
A cimeira climática deste ano em Brasil ocorre quase uma década depois que os líderes mundiais adotaram a Acordo climático de Pariscom o objetivo de limitar o aquecimento da temperatura a 1,5 graus Celsius (2,7 graus Fahrenheit) acima dos níveis pré-industriais.
Portões classificou isso objetivo original como irrealista. Na última década, o governo dos EUA entrou e saiu da consultadependendo de quem está na Casa Branca.
Os EUA inicialmente aderiram ao acordo sob o presidente Barack Obama, antes do presidente Donald Trump retirar-se do pacto quando assumiu o cargo pela primeira vez em 2017. Depois que o presidente Joe Biden se juntou novamente, Trump emitiu um ordem executiva para retirar novamente durante seu segundo mandato.
Saiba mais:
Portões disse em 2017 que ele era “profundamente preocupado”, mas “esperançosos” de que o EUA continuaria a apoiar a inovação depois Trunfo deixe o acordo.
Portões disse para Sorkin que o recuo nas iniciativas climáticas é uma “grande decepção”mas empresas creditadas como Microsoft para investir em tecnologias de energia alternativa. O O apoio contínuo a estas inovações reduzirá os custosele disse.
Na última década, vários grandes empresas de tecnologiaincluindo Meta, Alfabeto e Microsoftestabeleça metas para 2030 alcançar emissões líquidas zero ou se tornar carbono negativo.
Em fevereiro, o chefe de sustentabilidade da Microsoft, Melanie Nakagawaadmitiu que “a lua se afastou”dos objetivos anteriores, pois a empresa aposta fortemente na inteligência artificial.
“No entanto, a força que cria esta distância dos nossos objetivos de curto prazo é a mesma que nos ajudará a construir um foguete maior, mais rápido e mais poderoso para alcançá-los no longo prazo: o inteligência artificial (IA)”, escreveu ela.
O demanda massiva de energia necessária para atender às crescentes demandas energéticas dos data centers levantou preocupações entre muitos ativistas climáticos.
Em relação a IA e às preocupações de que uma bolha tenha se formado, Portões disse que muitos investimentos serão “becos sem saída”. Ainda assim, ele acrescentou: “Se você quer ser uma empresa de tecnologia, você Não posso dizer não, vamos sair dessa corrida.”
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.