Pelo menos 63% dos brasileiros já usaram plataforma generativa de Inteligência Artificial (IA), como Gemini, ChatGPT, Veo3, IA do Canva, Copilot ou Midjourney. Os dados são de pesquisa da Nexus, divulgada nesta segunda-feira (20/10) e também mostrar que 51% das pessoas no país acreditam que essas ferramentas podem tomar decisões melhores do que os seres humanos em determinadas situações.
Nexus entrevistado 2012 pessoas com idades entre 18 anos, em 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, entre os dias 26/08 e 1/9pessoalmente. A margem de erro da amostra é dois pontos percentuaiscom um nível de confiança de 95%.
A pesquisa da Nexus aponta que seis em cada dez Os brasileiros veem a presença da IA em seu dia a dia como positiva, enquanto apenas 25% veja isso como negativo.
Leia mais:
IA para ciência: Anthropic lança modelo para tornar pesquisadores mais eficientes
Fotos de perfil geradas por IA ganham força entre os candidatos, mas dividem os especialistas de RH
A visão otimista é maior entre os homens (67%), que ganha mais do que cinco salários mínimos (65%), jovens de 18 a 30 anos (63%) e com ensino superior (63%). Pessoas acima 60 anos (33%), mulheres (31%), pessoas com ensino fundamental (28%) e aqueles que recebem abaixo um salário mínimo (28%) são mais resistentes a esta tecnologia.
De acordo com o estudo, 16% dos brasileiros usam IA todos os dias e outros 20% eles usam algumas vezes por semana. Os dados mostram que 18% da população raramente utiliza a ferramenta e que 36% eles nunca usaram. A opinião de que a IA pode tomar melhores decisões do que um ser humano em determinadas situações é especialmente forte entre os jovens. 18 a 30 anos: 64% da chamada geração Z acredita nisso.
Por sua vez, do 45% que não veem as plataformas de IA como tendo essa capacidade, os mais enfáticos são aqueles com mais de 60 anos (57%), pessoas com ensino fundamental (51%), homens (49%) e moradores do Nordeste (49%).
Compras e pesquisas
A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles já haviam feito alguma compra influenciada pela IA e 37% dos brasileiros responderam positivamente.
Esse hábito é ainda mais comum entre o público 18 a 30 anosem que 46% do grupo já tomou a decisão de comprar algo influenciado pela IA.
Entre os mais influenciados estão também aqueles que ganham acima cinco salários mínimos (45%), possui ensino superior (44%), homens (40%) e moradores da região Sudeste (42%).
“Não há como negar o impacto dessa geração de conteúdo, o que sugere a necessidade, por parte das empresas, de preparação, estratégia e adaptação a uma realidade que está aí fora”, analisa Marcelo TokarskiCEO da Nexus.
Os dados do estudo indicam que quase metade dos brasileiros usa IA para pesquisar informações gerais. Eles são 48% de pessoas; Em seguida, eles o usam para estudar ou aprender algo novo (45%), criar conteúdo (41%) ou para lazer e entretenimento (39%).
Além disso, 38% declaram que o usam para ajudar em questões de saúde e bem-estar, 38% para automatizar tarefas de trabalho ou estudo e 37% para melhorar a produtividade.
Sobre um terço dos brasileiros (30%) já utilizou IA para compreender temas considerados complexos, como política, economia e ciência.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos