Exportações de café brasileiras solúvel Os Estados Unidos caíram 59,9% em agosto em comparação com o mesmo mês de 2024, totalizando 26.460 60 kg de sacos, de acordo com a Associação Brasileira de Solúvelas da Indústria de Café (ABICS). O outono também foi de 50,1% em comparação com julho. A queda ocorreu após a taxa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump.
“Essa queda repentina é muito preocupante e frustra a expectativa de que tivemos que quebrar o recorde de exportações em 2025″, disse o diretor executivo da ABICS Aguinaldo Lima.
Compensação parcial
Apesar da retração para o mercado americano, Outros destinos ajudaram a mitigar parte do impacto. De janeiro a agosto, países como Argentina (+88,3%), Rússia (+16,8%), Colômbia, Vietnã e Malásia expandiram significativamente as compras, o que garantiu uma maior diversificação da agenda de exportação.
Ainda assim, o desempenho não foi suficiente para reverter a queda de 3,9% no volume total exportado no período, que totalizou 2,508 milhões de sacos para 88 países.

A receita deve ser recorde
A elevação dos preços internacionais do café compensada pela queda de volume. A receita de câmbio saltou 33% entre janeiro e agosto, para US $ 760,8 milhões, e espera -se que 2025 encerre mais de US $ 1 bilhão, excedendo US $ 950 milhões de 2024. “O crescimento do valor mostra a resiliência do setor contra as barreiras impostas”, disse Lima.

EUA seguem os líderes, mas com espaço reduzido
Mesmo com a retração, os Estados Unidos ainda lideram o ranking de importadores de café solúveis brasileiros em 2025, com 443.179 sacolas (-3,7%). A perda do espaço abre caminho para outros mercados estratégicos, especialmente emergentes, que estão ganhando participação no consumo global.

Expandir o consumo doméstico
Além da compensação parcial por meio de exportações, o mercado doméstico também apóia a indústria. Entre janeiro e agosto, o Brasil consumiu 763,6 mil sacos de café solúvel, um aumento de 4,7% acima de 2024. O avanço foi puxado pelo segmento de Congelamento seco (+11,3%) e o maior interesse em produtos de praticidade e preço acessível em um cenário de alta cotação.
“O mercado doméstico continua a responder positivamente, impulsionado por investimentos em qualidade, diversidade de produtos e novos hábitos de consumidores”, disse Lima.

Mudança de comando na ABICS
Bruno Giestas, diretor da RealCafé, assumiu intermediários a presidência dos ABICs em setembro, após a aposentadoria de Fabio Sato. Ele estará no cargo até abril de 2026.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings