Para o chuvas voltou a atingir as regiões com maior intensidade Sul, Sudeste e parte do Centro-Oestetrazendo alívio ao solo e impulsionando o avanço da plantio de soja. Ainda assim, o cenário permanece crítico em Matopiba (região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e em Minas Geraisonde a seca persiste e limita o desenvolvimento das lavouras, segundo dados da EarthDaily, empresa especializada em monitoramento agrícola via satélite.
Nos últimos dez dias, as chuvas foram acima da média histórica em grande parte do país, mas até 80% abaixo da média em Matopiba. A disparidade reforça a déficit hídrico e permanece alerta para atrasos no calendário agrícola da soja.
“Apesar da recuperação parcial, a umidade do solo continua crítica em grandes áreas do Matopiba e em regiões de Minas Gerais e Centro-Oeste. A ausência de precipitações regulares mantém o solo em condição de estresse hídrico, o que pode atrasar o plantio da soja e postergar o início da semeadura do milho segunda safra”, explica Felippe Reis, analista de safra da EarthDaily.
Leia também: La Niña conscientiza sobre a colheita do milho e marca início irregular do ciclo da soja
Mapa de chuvas na região do Matopiba Fonte: EarthDaily
O déficit hídrico continua grave
De acordo com o EarthDaily, o precipitação acumulada em outubro no Matopiba foi 62% abaixo da média históricaconsolidando a situação de seca prolongada. Mesmo com a previsão de novas chuvas, os volumes deverão permanecer abaixo do normalo que dificulta a reposição da umidade necessária para o avanço do plantio.
Em Minas Geraisos níveis de umidade do solo estão entre menores nos últimos dez anosespecialmente nas principais áreas produtoras de soja. Projeções indicam melhora gradual a partir da segunda quinzena de novembro, mas umidade continuará abaixo da média histórica.
Centro-Oeste mostra recuperação gradual das chuvas
Nó Mato Grosso do Sula umidade permanece baixa no norte do estado, reflexo do atraso no plantio e dos baixos índices de vegetação (NDVI). As previsões, no entanto, apontam para aumento da umidade a partir de 12 de novembrocriando condições mais favoráveis para o avanço das culturas.
Nó Mato Grossoo NDVI mostra uma colheita antecipada mais lento em comparação com 2023mas à frente em comparação com 2024. A dinâmica atual da umidade se assemelha ao padrão do ciclo 2024/2025, quando o clima contribuiu para os bons resultados, o que mantém expectativas positivas para a nova colheita.
Em Goiáso solo registrado melhoria significativa de umidade nos últimos dias, e a tendência é que as chuvas continuem. A condição deve favorecer o estabelecimento inicial de culturasainda atrás do calendário ideal.
Previsões reforçam contraste regional
Modelos climáticos internacionais — ECMWF e GFS – apontar precipitação acima da média em grande parte do Brasil nos próximos dias, especialmente no Sul e Centro-Oeste. Contudo, ambos indicam baixo volume no Matopibaonde o estresse hídrico continuará a ser grave, especialmente em oeste da Bahia.
“O cenário ainda é de cautela no Matopiba. Mesmo com previsões de melhora, os volumes de chuvas permanecem baixos e o solo permanece sob forte estresse. As próximas semanas serão decisivas para o ritmo de plantio e o desempenho da soja na região”, avalia Reis.
ONDE ASSISTIR O MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Acompanhe o Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBC no
Copyright @202 Finance Times Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.