O Nestlé Ele plantará e protegerá 11 milhões de árvores em áreas de cacau e café na Bahia e Pará, como parte de seu objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050 (líquido zero). Os projetos, que totalizam cerca de 8 mil hectares, serão realizados em parceria com as empresas Re. Green e Barry Callebaut e inclua a restauração de florestas nativas e a implementação de sistemas agroflorestais.
As medidas, que durarão entre 25 e 30 anos, devem remover sobre 1,5 milhão de toneladas de carbono equivalente à atmosfera. A Nestlé financiará totalmente a iniciativa com a Re.Green e 60% do projeto com Barry Callebaut.
Leia também:
Nestlé anuncia R $ 7 bilhões em investimentos no Brasil até 2028
A Nestlé anuncia um novo presidente de operações nas Américas; Veja quem é
“Os dois projetos contribuirão para nossos objetivos de descarbonização, mas a estratégia de sustentabilidade da Nestlé vai muito além da remoção de carbono”, disse ele Barbara SapunarDiretor Executivo de Transformação de Nestlé Brasil. “Queremos regenerar áreas em regiões onde fornecemos ingredientes, porque a restauração ambiental aumenta a resiliência das cadeias de suprimentos”.
Recuperação ambiental
O projeto com a Re.Green, já implementado no sul da Bahia, reformulará mais de 2 mil hectares com o plantio de 3,3 milhões de árvores de espécies nativas da Floresta Atlântica. A iniciativa faz parte do programa de reflorestamento global da Nestlé, com o objetivo de plantar 200 milhões de árvores em regiões estratégicas até 2030.
A restauração seguirá um modelo ecológico que busca recompor o ecossistema original, incluindo sistemas de água e biodiversidade local, esperando gerar sobre 880 mil créditos de carbono certificados acima de 30 anos.
Ao mesmo tempo, a parceria com Barry Callebaut trabalhará em cerca de 6.000 hectares, entre Bahia e Pará, convertidos principalmente em sistemas de agroflorestas de cacau, bem como reflorestamento em áreas de proteção ambiental (APPS) e reservas legais (RLS).
7,7 milhões de mudas serão plantadas, incluindo Cocoairos e espécies nativas regionais, cultivadas por pelo menos 25 anos. A expectativa é que essa restauração remova aproximadamente 600 mil toneladas de CO2 equivalente.
Para Barbara, os projetos se complementam unindo preservação ambiental e impacto social. “A floresta nativa e agroflorestal desempenhará papéis importantes, expandindo os benefícios ambientais e sociais, gerando oportunidades econômicas, especialmente para as comunidades locais”, disse ele.
Geração de empregos
Além dos ganhos ambientais, os projetos devem gerar empregos locais. No caso de re.Green, sobre 160 empregos diretosTreinamento de profissionais e apoio aos coletores de sementes, reforçando o envolvimento do setor privado em restauração ecológica e ação climática em áreas de biodiversidade crítica.
Thiago PicoloO CEO da Re.Green, enfatizou que a parceria mostra como as empresas podem ir além da remuneração e investir na restauração de paisagens conectadas às suas cadeias produtivas. “A Re.Green fornece uma solução completa que melhora a infiltração de água, regula o microclima, reduz a erosão e fortalece a biodiversidade, com impacto ambiental e retorno real para quem produz e investirá”.
No projeto com Barry Callebaut27 empregos diretos serão gerados Em coordenação, assistência técnica e gerenciamento, bem como vagas indiretas em atividades como preparação do solo, plantio, gerenciamento de agroflorestas, controle de pragas, irrigação e colheita. Mais de 1.000 agricultores, incluindo pequenos, médios e grandes, receberão incentivos financeiros para serviços ambientais prestados, além de suporte técnico e insumos.
Tilmann SilberA cabeça zero líquida de Barry Callebaut, disse que o programa reconhece o papel central do produtor na regeneração ambiental e no fortalecimento da cadeia de cacau no Brasil. “Estamos comprometidos em trabalhar ao lado da Nestlé, o líder deste setor e acelerar nossa própria jornada de descarbonização”, disse ele.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings