Início » 72,5% das PMEs desconhecem ferramentas de inteligência artificial para os negócios

72,5% das PMEs desconhecem ferramentas de inteligência artificial para os negócios

Por Redação Finance Times
0 comentários


O progresso das organizações sociais, ao longo da história, sempre foi marcado por pontos de inflexão capazes de dividir períodos em séculos. Das grandes navegações à revolução industrial, algumas curvas -chave mudam o curso da história para sempre. E o mundo parece atravessar mais um desses períodos.

A entrada da inteligência artificial no contexto social, econômico e cultural transformou a maneira como as relações humanas são dadas e possivelmente orientarão grande parte das decisões tomadas a partir de agora.

Assim como não era possível negar que havia mais terras do outro lado do Oceano Atlântico, ou que o motor a vapor foi capaz de triplicar a produção de um determinado item, ignorando o uso da IA, neste momento, é abster -se do curso inevitável da história.

Em um mercado capaz de aumentar até US $ 7 trilhões do PIB global em 10 anos, como o Goldman Sachs revelou, uma pesquisa do HostGator é um alerta para o Brasil: 72,5% das pequenas e médias empresas de tamanho aqui não têm conhecimento das ferramentas de IA capazes de melhorar seus negócios.

O alto, lançado no final de 2024, usa o provedor de hospedagem do HostGator, que possui mais de dois milhões de sites em todo o mundo e por 15 anos também opera no Brasil. E embora a pesquisa aponte esse atraso, ele relata que 68,34% dos empresários acreditam que a tecnologia tem o potencial de influenciar o crescimento e a competitividade de seus negócios.

Outros 19,5% disseram que a IA gerará maior eficiência operacional, mas sem um impacto direto no crescimento. A principal barreira à adoção da IA, de acordo com o estudo, é o alto custo para implementação (41,5%).

Para Alberto Serrenino, fundador da Varese Retail e consultor e consultor de várias empresas, o risco de não aderir à tecnologia é a perda de competitividade e relevância. “Quanto ao custo, depende da ambição da empresa e de quanto está disposto a proteger seus dados”, afirmou. “Porque, em última análise, o custo disso é quase zero se os modelos abertos forem usados”.

Segundo ele, há muita opção de ferramenta gratuita disponível e há uma desinformação generalizada entre empreendedores sobre valores e custos para adotar ferramentas simples, mas eficientes, para resolver problemas nas empresas. O HostGator também revela que há dificuldade por parte do empresário em entender como usar a inteligência artificial.

Segundo Sebrae, 4,15 milhões de pequenas empresas foram abertas em 2024, 10% a mais que no ano anterior, e muitas delas, nascidas por sua necessidade, geralmente não têm uma estrutura tecnológica capaz de ler o potencial de leitura precisa.

O treinamento deste empreendedor para as notícias do universo da tecnologia, especialmente a IA, foi listado como uma prioridade para Sebrae em 2025, pois eles representam 27% do PIB brasileiro e é responsável por 7 em cada 10 empregos formais no Brasil.

Em relação à confiabilidade da ferramenta, a pesquisa do HostGator, que consultou 800 pessoas, revelou que 91,63% dos empreendedores consultaram a confiança da AI, e as principais áreas de aplicação dessa tecnologia são marketing digital, atendimento ao cliente, vendas, finanças e gerenciamento de pessoas. E em um futuro próximo, a inteligência artificial está no radar dos empreendedores: 26,73%, enquanto 11,86% não têm interesse (ou conhece) tecnologia.

Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:

Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais

Sinal aberto da TV: canal parabólico 562

Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube

Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings

Logotipo do Google News



Fonte

You may also like

Free & easy ad network.