A Embraer divulgou esta manhã um receita líquida recorde de R$ 10,9 bilhões no terceiro trimestre de 2025, valor que representa um aumento de 15,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho foi impulsionado principalmente pela Aviação Comercial e Defesa e Segurançacujas receitas cresceram 28% e 24% respectivamente.
EBIT ajustado adicionado R$ 927,2 milhõescom margem de 8,5%. No mesmo trimestre de 2024, a margem foi de 17,6%, mas esse resultado foi impactado positivamente por um acordo de arbitragem com a Boeing, no valor de cerca de US$ 150 milhões. Sem este efeito não recorrente, as margens operacionais permaneceram estáveis.
O lucro líquido ajustado era de R$ 289 milhõescomparado a R$ 1,22 bilhão no 3T24, refletindo a normalização das receitas não recorrentes e o impacto fiscal de R$ 161 milhões em impostos diferidos.
A empresa entregou 62 aeronaves no trimestre, com 20 aeronaves comerciais (13 E2 e 7 E1), 41 jatos executivos (23 leves e 18 médios) e uma aeronave KC-390 Millennium para o segmento de Defesa. O total representa aumento de 5% sobre o 3T24.
O carteira de pedidos firmes (backlog) atingiu US$ 31,3 bilhõeso maior valor da história da empresa, com crescimento de 38% em um ano.
Segmentos
Aviação Comercial
O segmento registrado R$ 3,3 bilhões em receita, avanço de 28% em em relação ao mesmo período de 2024. A melhora veio do aumento no volume de entregas, melhores preços e maior participação de jatos da família E2, com maior valor agregado. A margem EBIT ajustada passou de -4,8% para +1,2%, refletindo economias de escala e menores despesas operacionais.
Aviação Executiva
As receitas adicionadas R$ 3,2 bilhõesum aumento de 1% na comparação anual. O desempenho foi afetado pelo mix de produtos e por maiores custos logísticos e tarifas de importação nos EUA (equivalentes a US$ 15 milhões). A margem bruta caiu de 23,4% para 18,7%, e a margem EBIT ajustada caiu de 16,3% para 12,1%.
Defesa e Segurança
O setor de defesa apresentou R$ 1,5 bilhão em receita, 24% de avanço em relação ao ano anterior, impulsionado pelas entregas de KC-390 e ajustes contratuais positivos. A margem EBIT ajustada passou de 7,2% para 12,9%, beneficiada pelo aumento das exportações e pela alavancagem operacional.
Serviços e suporte
A divisão registrada R$ 2,7 bilhõescrescimento de 14%, com expansão nas operações de manutenção e revisão de motores, especialmente na OGMA (Portugal). A margem EBIT ajustada caiu de 18,7% para 13,6% devido a atrasos nos serviços e custos de materiais.
Outros negócios
O segmento classificado como “Outros”, que reúne Aviação Agrícola (Ipanema)a divisão Cibernética da Tempestadeo novo área do trem de pouso e outras operações menores, apresentadas crescimento de 144,5% na comparação anual, passando de R$ 69 milhões a R$ 170 milhões. O avanço reflete principalmente a reclassificação da divisão de trens de pouso como uma unidade independente no início de 2025.
Dinheiro, dívidas e investimentos
O fluxo de caixa livre ajustadoexcluindo Eva, foi R$ 1,6 bilhão no trimestre, impulsionado pelo aumento das entregas e pela redução do contas a receber. O posição de caixa consolidada chegou em R$ 11,1 bilhõese o caixa líquido (sem Eva) melhorou para –R$ 2,3 bilhõesuma redução significativa em relação aos –R$ 5,9 bilhões registrados um ano antes.
Em outubro, a empresa emitiu um US$ 1 bilhão com vencimento em 12 anosa 5,4% ao ano, e recomprou parte dos títulos de 2028 e 2030, reduzindo o custo médio e alongando o perfil da dívida, que hoje tem prazo médio de 5,9 anos.
Você investimentos da Embraer acrescentou R$ 575 milhõesdistribuído entre capital físico (R$ 211 milhões), intangível (R$ 242 milhões), programas de peças (R$ 54 milhões) e pesquisa (R$ 69 milhões). A Eve, por sua vez, investiu R$ 260 milhões no trimestre, principalmente em desenvolvimento tecnológico e certificações.
Perspectivas
A Embraer manteve suas projeções para 2025: entregar entre 77 e 85 jatos comerciais, 145 a 155 executivos, receita anual entre US$ 7,0 e US$ 7,5 bilhões, Margem EBIT ajustada entre 7,5% e 8,3% e fluxo de caixa livre acima de US$ 200 milhões.
As principais agências de rating elevaram recentemente a classificação de crédito da empresa — o S&P elevou o rating para “BBB”enquanto a Fitch e a Moody’s melhoraram a perspectiva para positiva.
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