O segundo trimestre de 2025 marcou um avanço significativo para a Marcopolo SA, que relatou um crescimento significativo de receita e lucro, apesar de uma retração na produção total. A empresa obteve receita líquida de R $ 2,3 bilhões, um aumento de 17,8% no mesmo período do ano anterior e atingiu o lucro líquido de R $ 321,1 milhões, um aumento de 28% no segundo trimestre de 2024.
O desempenho foi impulsionado principalmente por operações internacionais e aumento das exportações.
Entre abril e junho, a produção consolidada de Marcopolo atingiu 3.800 unidades, uma redução de 5% na comparação anual. No Brasil, a produção adicionou 3.077 ônibus, uma queda de 8,3%, enquanto o exterior registrou 723 unidades, crescimento de 12,4%.
O declínio da fabricação no mercado doméstico está relacionado à menor demanda do programa de caminho do programa, que concentrou volumes maiores no ano anterior. As exportações e operações internacionais ganharam relevância no portfólio da empresa.
Composição da receita de Marcopolo
O setor brasileiro de corpos de ônibus produziu 6.817 unidades no trimestre, uma retração de 2,7% em comparação com 2024, de acordo com os dados da FABUS. O mercado doméstico representou 5.822 unidades, uma queda de 9%, enquanto as exportações saltaram 63,4%, totalizando 995 unidades. No semestre acumulado, a produção nacional aumentou 4,5%, refletindo principalmente o bom desempenho das vendas estrangeiras.
O resultado operacional de Marcopolo destacou uma margem bruta de 25,7%, com lucro bruto de R $ 593,2 milhões. O EBITDA foi de R $ 398,3 milhões, representando uma margem de 17,3%. As despesas de vendas totalizaram R $ 101,4 milhões, equivalentes a 4,4% da receita líquida, e as despesas administrativas atingiram R $ 120,6 milhões, ou 5,2% da receita.
O resultado financeiro líquido foi positivo em R $ 42,7 milhões, revertendo o saldo negativo registrado no mesmo período do ano passado, devido à apreciação do real e ao gerenciamento da taxa de câmbio nas exportações.
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A receita líquida consolidada do trimestre foi composta por R $ 1,31 bilhão no mercado doméstico (57%), R $ 249,4 milhões das exportações do Brasil (10,8%) e R $ 742 milhões de operações internacionais (32,2%). O volume de unidades registradas na receita líquida atingiu 3.904, 2.868 sendo vendidos no Brasil, 343 exportados e 693 em filiais no exterior.
A empresa manteve a participação de mercado de 47,7% na produção nacional de corpos, com ênfase nas estradas, um segmento no qual a participação aumentou para 53,1%.
Estrutura e investimentos financeiros
Em relação ao endividamento financeiro, o saldo líquido totalizou R $ 1,36 bilhão no final de junho, dos quais R $ 1,17 bilhão corresponde ao segmento financeiro (Banco Moneo) e R $ 187,9 milhões ao segmento industrial.
O patrimônio líquido consolidado atingiu R $ 4,18 bilhões, um aumento de 5,4% no trimestre. O dinheiro e os equivalentes totalizaram R $ 1,95 bilhão, um aumento de 10,8% no trimestre anterior, apoiando a solidez financeira da empresa.
Os investimentos em ativos permanentes totalizaram R $ 65,6 milhões no trimestre, sendo R $ 30,2 milhões no controlador e R $ 35,4 milhões nas subsidiárias, com prioridade para a modernização de instalações e desenvolvimento de produtos, como seu próprio chassi e ônibus elétricos.
O mercado de capitais tinha um volume negociado de R $ 5,55 bilhões em ações da Companhia, com investidores estrangeiros com 50,3% das ações preferenciais e 34,4% do capital total.
Destaques de segmentos e operações internacionais
No cenário setorial, o segmento de ônibus rodoviário mostrou recuperação, com entregas de veículos de maior valor que representam 55% do total do trimestre. Em Urban, Marcopolo entregou dez ônibus elétricos e cinco corpos, indicando retomada moderada, mesmo com limitações no principal mercado do consumidor.
O segmento Micros e Volars registrou a retração, um reflexo do resfriamento das entregas no programa da escola Caminho, enquanto as exportações brasileiras e volares foram fortes.
Entre as operações internacionais, a Volgren (Austrália) manteve um desempenho positivo, apoiado por um portfólio consistente com produtos de alto valor. O Metalsur (Argentina) apresentou resultados robustos, e Poomex (México) adotou uma postura mais cautelosa devido ao cenário desafiador. Masa (África do Sul) e Mac (China) seguiram com resultados positivos. A coalizão colombiana superpolo permaneceu lucrativa, enquanto a NFI canadense apresentou um resultado negativo no trimestre.
No segundo tempo, Marcopolo espera capturar sinergias de sazonalidade positiva, com foco nas vendas de maior valor agregado e possível incremento de volumes, mantendo a trajetória de execução de iniciativas estratégicas para 2025.
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