O Ibovespa B3 terminou nesta terça-feira (5) em forte aumento de 1,72%para o 153.296,46 pontosacumulando uma sequência de 11 pregões consecutivos de valorização – uma das sequências positivas mais longas dos últimos anos.
O salto de +2.592 pontos no dia coloca o índice mais uma vez em recorde histórico de fechamentoampliando o rali que ganhou força após o Ibovespa B3 ultrapassar, ontem, o patamar dos 150 mil pontos pela primeira vez.
Os analistas destacam que movimentos desta magnitude – quase 3 mil pontos de avanço em apenas uma sessão – são raros em períodos de calma global. A última vez que o Ibovespa B3 alcançou uma sequência tão forte ocorreu em 2018na sequência de fluxos intensos para os mercados emergentes.
Agora, a combinação de apetite pelo risco, setores nacionais reagindo e expectativas mais claras sobre a política monetária impulsiona novamente o mercado local.
Destaques de ações
Entre as ações mais importantes, Petrobrás (PETR4) sustentada parte do rali, avançando +2,12%dado o otimismo com a temporada de balanços e o ambiente internacional mais benigno para as commodities. PCAR3 (+1,85%) também esteve entre os aumentos relevantes. As empresas mais sensíveis às taxas de câmbio e à aviação tiveram um desempenho mais contido: META (GOLL54) recuou 0,39%.
O Ambipar (AMBP3) caiu novamente, aproximando-se -6,06%refletindo também a forte volatilidade da empresa após as últimas semanas de turbulência operacional.
No mercado de juros, o DI para 2027 permaneceu em 14,90%enquanto o Índice DI de 11/05 avançado para 53.128,93 pontos. O índice de volatilidade S&P/B3VIX pulou 8,6%para 16,16 pontosindicando maior sensibilidade do mercado à agenda do Copom desta quarta.
Dólar cai com alívio externo e melhora no apetite global ao risco
O dólar à vista fechou em baixa 0,70%citado em R$ 5.361influenciado pela melhoria do clima internacional após os avanços no diálogo comercial entre China e Estados Unidos. A moeda atingiu um mínimo de R$ 5.354 ao longo do dia.
Segundo Rafael Prado, economista da GO Associados, o movimento reflete diretamente a decisão de Pequim de levantar restrições a 15 empresas dos EUA e prorrogar a suspensão da tarifa adicional de 24% sobre produtos dos EUA. O alívio das tensões tira a pressão sobre as moedas emergentes e favorece o real.
Leia mais:
Ouro fecha em alta com paralisação recorde dos EUA
Preocupação com oferta e estoques altera preços do petróleo
O dólar permanece relativamente estável face a pares fortes, com a DXY em torno de 100 pontosdepois que o relatório da ADP indicou uma criação de empregos acima do esperado – reforçando a tese de juros inalterados pelo Fed em dezembro. Com a paralisação americana ainda impedindo a divulgação de dados oficiais, o mercado opera com uma leitura parcial da economia.
No cenário doméstico, a expectativa de manutenção da Selic em 15% sustenta o diferencial de juros e mantém o Brasil como destino atraente para transportar comérciocontribuindo para a queda da moeda americana frente ao real.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos