A Vale divulgou seu primeiro relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade. O documento foi preparado de acordo com os padrões de divulgação de sustentabilidade da IFRS, emitidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) e com os pronunciamentos CBPs de sustentabilidade do CBPS emitidos pelo Comitê de Sustentabilidade Brasileiro (CBPS).
“Este relatório mostra que a Vale está preparada para liderar a mineração sustentável, com uma posição única para apoiar a descarbonização global, enquanto caminha para se tornar uma referência na criação de valor a longo prazo”, disse Gustavo Pimenta, CEO da Vale. , Assim,
Segundo ele, essa divulgação também mostra as ações da Vale para atingir seus objetivos de redução de emissões “por meio de medidas transparentes e responsáveis, investindo pragmaticamente na execução de sua estratégia climática e no avanço das melhores práticas em sustentabilidade”.
Segundo o relatório, a Vale estabeleceu um plano de transição climática que inclui, além das operações da empresa, da cadeia de valor, dos processos de governança e riscos e é integrada ao planejamento estratégico, refletindo compromissos relacionados às mudanças climáticas. “A Vale reconhece as mudanças climáticas como um dos maiores desafios globais, com impactos significativos nas sociedades e sistemas naturais”, afirmou a empresa.
De acordo com o documento, a Vale visa reduzir as emissões líquidas da cadeia de valor em 15% e contribuir para a estratégia de 2023 da Organização Marítima Internacional (IMO) para atingir zero emissões líquidas para ou cerca de 2050. Além disso, a empresa assumiu o compromisso de diminuir as emissões absolutas em 33% e atingir zero emissões líquidas em 2050.
Leia também:
Vale termina o primeiro trimestre de 2025 com receita líquida 17% menor em comparação com 2024
Vale registra um aumento de minério de ferro e vendas de cobre no primeiro trimestre de 2025
A Vale também disse que terá um portfólio de produtos e soluções tecnológicas que apoiam a transição para a fabricação de metais de aço e baixo carbono. Além disso, está comprometido com a alocação de capital eficiente para implementar combustíveis e tecnologias de baixo carbono, obtendo 100% de eletricidade renovável globalmente até 2030.
No Brasil, o consumo de eletricidade é totalmente baseado em fontes renováveis desde 2023.
A empresa também informou que deve melhorar o indicador global de eficiência energética em 5% até 2030. O relatório relata que, desde 2020, a Vale investiu R $ 7,4 bilhões em iniciativas de descarbonização, incluindo R $ 1,38 bilhão em 2024.
Em sua estratégia climática, a empresa possui os objetivos de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 1 e 2 por 33% até 2030, em comparação com o ano base de 2017, e zero emissões líquidas até 2050. Vale também procura reduzir as emissões de líquido da cadeia de valor para 15%, até 2035.
A Companhia ressalta que a antecipação da adoção dos padrões de divulgação de sustentabilidade da IFRS reflete a evolução contínua de suas divulgações relacionadas às mudanças climáticas e sustentabilidade, bem como o compromisso da Vale com a transparência sobre suas práticas, incluindo aquelas ligadas às demonstrações financeiras da Companhia.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings