Quando Gilberto Lourioiro Os verões passaram trabalhando em uma fábrica têxtil, quando adolescente em Portugal, descobriram que sentia um relacionamento de “amor e ódio” com a maneira como as roupas foram produzidas.
O trabalho foi duro: Lourioiro passou longos dias em pé, observando defeitos no tecido enquanto passava máquinas a uma velocidade de cerca de 15 a 20 metros por minuto.
“Eu realmente amo a indústria têxtil e de solução de problemas, mas odeio isso … trabalho de inspeção, ineficiências e resíduos. É realmente um dos trabalhos mais difíceis do mundo”, disse Lourioiro ao The the CNBCpor videoChamada.
Leia também:
A H&M expande os planos no Brasil e confirma novas lojas em SP
Na década que aconteceu desde sua primeira rodada no chão da fábrica, a mentalidade de Lourioiro mudou. Depois de concluir um mestrado em física, ele co -formou a SmartEx, uma empresa de tecnologia que usa câmeras, software de visão computacional e inteligência artificial para detectar defeitos teciduais durante a produção – reduzindo assim a quantidade de material descartado. Segundo Lourioiro, a tecnologia evitou o desperdício de 1 milhão de libras de tecido nos últimos três anos.
Desperdício de moda
A indústria da moda enfrenta um problema sério com o desperdício: de acordo com a Ellen MacArthur Foundation, uma organização sem fins lucrativos, a cada segundo um caminhão carregado de roupas é descartado, seja em aterros sanitários ou incinerados.
A SmartEx afirma que sua tecnologia de detecção de detecção permite que 0,37% mais roupas sejam produzidas por quilo de tecido acabado, um número relevante se considerarmos, por exemplo, que a gigante da indústria, a Inditex (proprietária da Zara), usou 678.596 toneladas de matérias -primas em seus produtos em 2024, de acordo com seu relatório anual.
Além disso, de acordo com Lourioiro, a moda ainda não adotou a digitalização, em parte porque isso é considerado difícil de implementar.
A produção de roupas é um processo complexo: as cadeias de suprimentos são longas e fragmentadas, desde o cultivo e processamento de matérias -primas, como algodão a tecelagem, tingimento, impressão e costura. Ao mesmo tempo, é uma indústria rápida e imprevisível.
“Se essa é a maior indústria que ainda não foi tocada na Internet e é uma das mais poluentes do mundo, e ninguém está trabalhando em um ponto de vista tecnológico, então há uma enorme lacuna aqui”, disse Lourioiro. Cerca de 20% da poluição global da água é causada pelo tingimento e acabamento têxtil, de acordo com a União Europeia.
Esse déficit tecnológico na produção de roupas (e o potencial de tornar a indústria mais eficiente) tornou o SmartEx atraente para os investidores, de acordo com Lourioiro. O H&M Group investiu no SmartEx em 2022, e Tony Fadell – Ipod Inventor e Nest Intelligent Termostat – liderou uma rodada de investimentos de US $ 24,7 milhões com parceiros de risco de velocidade da luz no mesmo ano. Até hoje, a SmartEx levantou mais de US $ 40 milhões, de acordo com Lourioiro.
Mas, tendo em vista a complexidade do setor e as operações espalhadas por vários países, ele diz que os investidores são “corajosos” por apoiar a empresa. “Há um grande valor a ser capturado. Portanto, esse é um grande risco que traga uma grande recompensa”, disse ele, observando que o setor de moda deve mover mais de US $ 1,8 trilhão em 2025.
Amazon Suporte
A SmartEx e seus investidores de peso chamaram a atenção da Amazon, que também injetou recursos na empresa através do Programa da AWS Compute Fellowship, uma iniciativa que apóia startups de tecnologia em áreas como segurança alimentar, preservação ambiental e resiliência climática. Lisbeth Kaufman, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia climática, startups e capital de risco na AWS, lançou a iniciativa em 2023. Quatro empresas foram selecionadas na primeira edição do programa.
“As startups de tecnologia climática precisam investir muito em P&D [pesquisa e desenvolvimento]… Talvez até mais do que as empresas de tecnologia tradicionais. Eles precisam inventar novas ciências ou novas tecnologias, bem como modelos de negócios inovadores ”, disse Kaufman à CNBC por videoChamada.
As empresas selecionadas do programa têm acesso a especialistas da AWS e serviços avançados de computador. Até 2025, vinte startups serão escolhidas, com um investimento total de US $ 4 milhões. O SmartEx usa a tecnologia AWS para treinar seus modelos de aprendizado de máquina, capaz de identificar defeitos teciduais que podem variar bastante.
Retorno do investimento
Lourioiro passa a maior parte do tempo visitando fábricas têxteis, especialmente em países asiáticos como Bangladesh e Vietnã, onde ele percebe que as fábricas querem saber rapidamente quanto tempo o investimento no SmartEx pagará.
“Se em 30 segundos ele não estiver convencido de que o retorno chegará em menos de um ano, por exemplo, você está fora do jogo … precisamos provar que eles economizarão em materiais, fios ou eletricidade”, explicou Lourioiro.
A maioria dos proprietários que adotam tecnologia investem “algumas centenas de milhares de dólares” no SmartEx. “Precisamos garantir que a economia seja muito, muito maior que o custo”, disse ele. De acordo com o Instituto de Impacto de Vestuário, o retorno médio do investimento no SmartEx é de nove a 18 meses.
O objetivo da empresa é tornar -se um “sistema operacional” para fábricas em toda a cadeia de suprimentos de moda, permitindo que as marcas sigam informações como a origem das peças, na qual é o estágio de produção e quanta água foi usada para fabricá -las. “Essas são perguntas básicas que a maioria das marcas de moda não pode responder”, disse Lourioiro.
Tony Fadell comparou o potencial da SmartEx ao ecossistema de software da Apple, de acordo com Lourioiro. “Não se trata apenas do computador, Mac, iPhone ou AirPods, mas o que eles podem fazer juntos. Ele cria um ecossistema, uma camada adicional que se torna muito mais valiosa”, concluiu.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.