Os Estados Unidos farão uma pesquisa no sistema de gado brasileiro. A auditoria, realizada a cada dois anos, foi relatada pelo Serviço de Inspeção e Segurança do Departamento de Agricultura (FSIS) (FSIS). As visitas técnicas serão feitas no serviço oficial brasileiro e incluirão geladeiras qualificadas para exportar carne bovina para o país.
O Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, disse à Broadcast Agro que esta é uma auditoria de rotina no sistema de exportação como um todo e não se concentrará em empresas específicas.
“Alguns países, quando abrem mercado para o Brasil, fazem auditoria de rotina para verificar as garantias do sistema. É uma prática rotineira e previamente programada que visa avaliar se o Brasil é capaz de manter as garantias do protocolo acordado entre os países”, disse o secretário.
Segundo ele, a auditoria tende a se concentrar no serviço oficial brasileiro, incluindo documentação e processo de inspeção, e pode cobrir visitas para amostrar geladeiras. “Às vezes, uma planta específica é escolhida pela facilidade de logística. É uma agenda de rotina na prática de manutenção do mercado”, explicou Rua.
Atualmente, o Brasil tem 55 geladeiras e armazéns qualificados para exportar carne para os Estados Unidos, incluindo unidades de JBS, Minerva, BRF e Marfrig Meat Giants, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Indústrias de Exportação (ABIEC).
“É uma missão técnica de rotina, prevista para o processo de equivalência entre os sistemas de inspeção de ambos os países. Desde a reabertura do mercado em 2017, o Brasil foi auditado em 2017, 2019, 2020 e 2022 – sem relação com medidas punitivas ou episódios de não conformidade”, disse o presidente da ABIEC, Roberto Pero. “A ação ocorre, em média, a cada dois anos, com foco na verificação de procedimentos técnicos e laboratoriais, como parte do protocolo comercial entre os países”, acrescentou.
Fontes do setor ouvidas pelo relatório refutam qualquer relação entre a pesquisa e as recentes medidas protecionistas adotadas pelo governo de Donald Trump. “Não é um governo de Trump. Não tem nada a ver com tarifas ou qualquer imbroglio comercial. É comum”, reforçou um interlocutor.
Os Estados Unidos foram o segundo destino principal das exportações de carne bovina brasileira no ano passado, com remessas de 229.000 toneladas e receita de US $ 1,350 bilhão. Atualmente, o Brasil pode exportar 65.000 toneladas de carne bovina para os Estados Unidos isentos de impostos, como mostrado entre países. Os volumes fora da cota estão sujeitos a imposto de 36,4%, considerando a tarifa adicional de 10% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos importados do Brasil.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings