Jim Cramer, da CNBC, explicou na quarta -feira por que ele acredita que as tarifas e regulamentos comerciais do governo de Trump colocaram empresas que fabricam fortemente fora dos EUA, especialmente os grandes técnicos, em uma situação complicada, sem saída clara.
“Neste novo mundo, qualquer empresa que terceirizou sua produção é um alvo e, a menos que eles voltem para os Estados Unidos – o que é impossível – pode não haver nada que eles possam fazer para compensar isso”, disse Cramer.
O presidente Donald Trump impôs altas tarifas a dezenas de países, que abalavam Wall Street e deixavam as taxas de instabilidade. Novas taxas incluem um imposto de 145% sobre as importações da China, onde muitas empresas americanas proeminentes produzem a maioria de seus produtos, incluindo gigantes de tecnologia como a NVIDIA e a Apple.
A NVIDIA ajudou a puxar o índice de composto da NASDAQ, com o fabricante de chips gráficos caindo 6,87% no fechamento da quarta -feira. A queda ocorre depois que a Companhia anuncia que sofrerá um impacto de US $ 5,5 bilhões relacionados à exportação de alguns de seus chips, depois que o governo afirma que é obrigada uma licença para enviá -los à China e a outros países.
Cramer apontou que a Apple e a Nvidia prometeram cerca de US $ 500 bilhões cada um para fabricar produtos nos EUA. Mas ele sugeriu que parece haver “nada em troca” por parte do governo em troca desses compromissos – como isenções ou outros benefícios, como esperava alguns em Wall Street. As empresas agora estão presas a infraestrutura doméstica cara e acordos tarifários pesados, continuou ele.
Trump não viu apenas a China, mas também o Vietnã, onde a Apple tentou diversificar sua cadeia de suprimentos, observou Cramer. Ele disse: “É quase como se você pudesse correr, mas não se esconder”, das tarifas. Embora a Casa Branca tenha anunciado que a eletrônica seria temporariamente isenta de certas tarifas, Cramer disse que não acredita que isso “não dará à empresa nada que se aproxime … um alívio permanente”.
Ele também observou que a Apple criou uma série de empregos relacionados aos EUA, especialmente em serviços relacionados a software. Essas posições são uma parte importante da economia, continuou Cramer, mas disse que a Casa Branca parece não se preocupar em proteger esse setor.
“Agora está começando a cair no registro das pessoas que não há imunidade contra a ira do presidente sobre esse assunto, assim como não há imunidade para nenhum escritório de advocacia que tenha caído em seu descontentamento ou em qualquer universidade”, disse ele.
A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.