A Secretaria de Política Econômica (SPE) avaliou na sexta -feira (11) que o impacto do aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos para o Brasil de 10% a 50% tende a ser pouco significativo no crescimento de 2025, embora alguns setores da indústria de transformação possam ser especialmente prejudicados.
A análise está contida no boletim macrofiscal divulgado pela manhã, embora esse cenário não tenha sido incorporado às projeções de documentos. Segundo a SPE, as exportações correspondem a cerca de 18% do PIB brasileiro e do total exportado, aproximadamente 12% vão para os EUA.
No entanto, os produtos básicos são responsáveis pela maior parte dos itens exportados para o país, especialmente óleo bruto, ferro, aço, polpa, café, suco de laranja e óleo de carne. Esses produtos básicos, de acordo com a SPE, tendem a ser mais facilmente redirecionados para outros países e regiões do que os produtos manufaturados.
Por outro lado, o Secretaria considerou que alguns itens fabricados também têm uma participação relevante na agenda de exportação brasileira para os EUA, como aeronaves e máquinas para o setor de energia.
Leia mais:
“A maneira é discutir via diplomático e com empreendedores”, diz Ricupero sobre impasse com Trump
A China critica o uso tarifário dos EUA como uma ferramenta de coerção contra o Brasil
Gilmar Mendes: Brasil vive capítulo não publicado de ‘resistência democrática’ após o ataque de Trump
A projeção para o IPCA 2025 passa de 5,0% a 4,9%; A estimativa para 2026 é de 3,6%, diz Fazenda
O Ministério das Finanças revisou sua projeção ao amplo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) de 2025 a 4,9% – acima do teto da meta, de 4,5% – no Boletim Macrofiscal divulgado nesta sexta -feira pelo Secretariado da Política Econômica (SPE). A projeção foi de 5,0% no boletim anterior, maio e 4,8% no documento “2024 em retrospectiva e o que esperar de 2025”, publicado em fevereiro.
“The change reflects lower variations than those expected for the index in May and June, as well as revisions in the front scenario, mainly conditioned by the lowest projected quotation for the dollar. In addition to the most valued real expectation by the end of the year, they also contributed to reducing the inflation projected for the IPCA by 2025 the sharp deflation of agricultural and industrial prices and the highest competition with products Imported, reverberating the advancement de deflação para o produtor na China ”, diz o boletim.
No cenário considerado, há uma redução na inflação de junho a agosto, reversão desta trajetória em setembro devido à saída dos efeitos do bônus de Itaipu e uma nova redução até dezembro. Para 2026, a projeção do IPCA permaneceu praticamente constante em 3,6%no intervalo -alvo da inflação. “A partir de 2027, espera -se que a inflação converja no centro da meta”, enfatizou a SPE.
Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor de 2025 (INPC), a projeção SPE passou de 4,9% para 4,7%, enquanto a Disponibilidade Geral de Preços Internal (IGP-DI) foi de 5,6% a 4,6%. Para 2026, o INPC foi de 3,5% a 3,3% e o IGP-DI de 4,9% para 5,0%.
Fazenda: a projeção do PIB em 2025 passa de 2,4% a 2,5%
O Ministério das Finanças aumentou mais uma vez sua projeção de crescimento do produto interno bruto brasileiro (PIB) brasileiro deste ano de 2,4% para 2,5%. A estimativa para 2026 passou de 2,5% para 2,4%. As informações estão contidas na grade de parâmetros publicada pela Secretaria da Política Econômica (SPE) divulgada nesta sexta -feira.
As projeções de pastas estão acima da mediana do relatório de foco, o que indica um aumento de 2,23% para o PIB em 2025 e 1,86% em 2026, de acordo com um documento divulgado na segunda -feira passada.
A revisão do PIB deste ano, de acordo com a SPE, está principalmente relacionada à resiliência do mercado de trabalho do segundo trimestre, levando à expectativa de desempenho melhor do que o inicialmente esperado para o consumo de famílias nos próximos meses, apesar da política monetária restritiva.
“O crescimento esperado para a agricultura também foi revisado para cima, reverberando principalmente o aumento das estimativas de Ibge para milho, café, algodão e arroz em 2025”, disse SPE.
Apesar desse aumento marginal na previsão de crescimento, a perspectiva de desaceleração econômica nos trimestres à frente permanece, segundo a SPE.
Por setor produtivo, o maior ritmo de crescimento projetado para serviços e atividades agrícolas no ano foi parcialmente compensado pela menor expectativa de expansão do setor. Para o PIB de serviços, a projeção de crescimento até 2025 aumentou de 2,0% para 2,1%.
Para a agricultura, a expectativa de maior avanço na colheita colaborou para a revisão do crescimento esperado de 6,3% para 7,8%. Por outro lado, os dados sobre a indústria de produção foram abaixo do esperado, motivando a queda na taxa de crescimento projetada para o setor industrial de 2,2% para 2,0%.
A ligeira revisão descendente do crescimento esperado para 2026 reverberou a maior expansão esperada do PIB até 2025, além da elevação na expectativa média da taxa de juros básica terminal até o final deste ano. Nos anos seguintes, o crescimento esperado é de cerca de 2,6%, próximo ao potencial, disse SPE.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings