Os futuros contratos de petróleo foram encerrados hoje, apesar da decisão da organização do petróleo e dos países exportadores aliados (OPEP+) no fim de semana de aumentar a produção acima do esperado. O mercado também observa os desenvolvimentos das negociações tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump, para a política monetária americana.
Na troca mercantil de Nova York (NYMEX), o óleo WTI foi fechado em 1,39% (US $ 0,93), US $ 67,93 o barril. Já Brent para setembro, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), avançado 1,87% (US $ 1,28), US $ 69,58 The Barrel.
“Apesar da baixa pressão atual, vários fatores altos estão ajudando a manter os preços”, disse Razan Hilal, analista de mercado da Forex.com. Entre eles estão a recente desvalorização do dólar, o que torna mais barato para os detentores de outras moedas, a expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central) cortasse as taxas de juros antes do final do ano e possíveis acordos comerciais entre os EUA e seus principais parceiros.
Leia também:
A OPEP+ acelera o final dos cortes e prevê um aumento na produção de petróleo em setembro
Enquanto isso, a confiança da OPEP+ na aceleração da eliminação gradual de cortes sugere uma perspectiva otimista sob demanda, diz Hilal.
Segundo a Reuters, a OPEP+ deve aprovar um aumento adicional em sua oferta de petróleo para setembro, cerca de 550.000 barris por dia (BPD), quando se reúne em 3 de agosto, de acordo com cinco fontes com o conhecimento do assunto.
No sábado (5), o grupo anunciou um aumento de 548 mil bpd na produção de agosto. Com o eventual aumento em setembro, a OPEP+ completaria a reversão de 2,17 milhões de bpd em cortes voluntários da oferta. Também de acordo com fontes, a OPEP+ também permitirá que os Emirados Árabes Unidos expandam sua produção em outros 300.000 bpd.
Para a economia da capital, a decisão de acelerar o ritmo da produção aumenta em agosto consolida a visão de que a baixa pressão do petróleo nos preços do petróleo se intensificará nos próximos 18 meses ou mais.
“It is true that we assume that OPEP+ will reduce the pace of production increases as soon as it has paraded its first installment of volunteer production cuts – which now seems likely to happen until the end of the third quarter. But the overall panorama is that we expect OPEC+ to continue to recover market share and therefore have no doubt adding even more oil to an increasingly saturated market at the end of this year and in this year and 2026, ”said the consultancy.
“No geral, permanecemos confortáveis com nossas previsões abaixo do consenso, para que o preço do petróleo Brent cai para US $ 60pb e US $ 50pb até o final de 2025 e o final de 2026”, projetou o capital.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings