As exportações brasileiras de produtos agrícolas alcançaram em março US $ 15,64 bilhões, informou o Ministério da Agricultura em comunicado. O valor é o segundo mais alto para o mês e 12,5% maior que o obtido em março de 2024, o equivalente a um aumento de US $ 1,74 bilhão de US $ 13,09 bilhões registrados no ano anterior.
O setor representou 53,6% do total de remessas do país no último mês, em comparação com 50,3% de março de 2024. O resultado positivo do balanço comercial foi amplamente aumentado pelo aumento do volume exportado de 10,2% e pelo aumento do índice de preços de produtos incorporados, 2,1%, disse o ministério.
“Esses números confirmam que estamos promovendo o crescimento de Agro com responsabilidade, sustentabilidade e olhos focados em novos mercados e oportunidades de produtos com maior valor agregado”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Os principais produtos exportados no mês foram a soja (US $ 5,7 bilhões, +7%), café verde (US $ 1,4 bilhão, +92,7%), carne fresca (US $ 1,1 bilhão, +40,1%), celulose (US $ 988 milhões, +25,4%) e carne de frango fresco (US $ 772,3 milhões, 9,6 milhões).
Juntos, eles representaram 83,9% de tudo o que foi exportado pelo agronegócio brasileiro no último mês. O desempenho das exportações de agronegócio de março foi puxado pelo aumento do valor exportado de soja em grãos, café verde, carne fresca, celulose, carne de frango fresco, açúcar de cana, soja, algodão, suco de laranja e carne de porco fresca.
O ministério também enfatizou a exportação recorde no mês de café solúvel, crianças de gado, óleo essencial de laranja, pimenta preta e alimentação para animais domésticos.
“São produtos que podem ganhar maior protagonismo nos próximos meses, especialmente em mercados na Ásia, Europa e América do Norte”, observou o secretariado.
Entre os destinos, a China permaneceu o principal importador de produtos do agronegócio brasileiro em março, seguido pela União Europeia e pelos Estados Unidos. As remessas brasileiras para a China cresceram 13,6% em março, com vendas estrangeiras avançadas para US $ 5,7 bilhões.
A China representou 36,5% das remessas de produtos agrícolas brasileiros no último mês, com a soja o principal produto da agenda, representando quase 80% do total exportado para o país asiático. Em março, o país desembolsou US $ 1,7 bilhão com a importação de produtos agrícolas, um aumento de 10,8% em comparação com o mesmo mês de 2024.
Os principais produtos agrícolas importados pelo Brasil no mês passado foram o trigo (US $ 152,6 milhões, +21,4% em comparação com março/2024); Cacau completo ou de festa (US $ 108,2 milhões), +807,1% em um ano; Salmão (US $ 84,9 milhões, +5,4% em comparação com março/2024); Artigo (US $ 74,2 milhões), -0,5%.
“O aumento das importações de cacau ou festa inteira, trigo, borracha natural, uísque e óleo de palma foi o que mais contribuiu para o aumento das importações de produtos do agronegócio em comparação com o mesmo mês de 2024”, explicou o secretário na nota.
Acumulados de janeiro a março, as exportações do agronegócio brasileiro atingiram US $ 37,831 bilhões, crescimento de 2,1% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
“Esse foi o maior número registrado por períodos de janeiro a março ao longo da série”, disse o secretário na nota técnica. A participação do agronegócio já nas exportações brasileiras avançou de 47,7% nos três meses de 2024 para 48,9% no acumulado até março deste ano.
Juntos, o complexo de soja (US $ 11 bilhões), carnes (US $ 6,7 bilhões), produtos florestais (US $ 4,4 bilhões), café (US $ 4,1 bilhões), complexo de açúcar -alcool (US $ 3 bilhões), cereais, farinha e preparação (US $ 1,9 bilhão) representavam 82,2% de vendas externas de agrubos brasileiros brasileiros e março de janeiro.
A China, a União Europeia e os Estados Unidos seguiram como os principais destinos, respondendo juntos por mais da metade das exportações no setor, segundo o secretário. Países asiáticos como Vietnã, Türkiye, Bangladesh e Indonésia também registraram um aumento significativo nas compras de produtos como soja, algodão, polpa e carne ”, observou a secretária.
As importações de produtos agrícolas cresceram 11,9% nos três meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, para US $ 5,185 bilhões, equivalentes a 7,7% do total internalizado pelo país no período.
No primeiro trimestre deste ano, foi destacado o crescimento de importações do complexo de açúcar e álcool, florestas e laticínios. O balanço comercial do setor foi positivo em US $ 32,646 bilhões, 2,1% acima de US $ 32,414 bilhões em um período igual de 2023.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings