Durante o final da Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na quarta -feira (25), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as forças israelenses destruíram todas as instalações nucleares do Irã durante o recente conflito militar entre os dois países.
Segundo Trump, o ataque teria sido executado rapidamente, impedindo qualquer tentativa de remover material radioativo pelas autoridades iranianas.
“Destruímos tudo o que é nuclear”, disse Trump quando perguntado sobre a possibilidade de o Irã transferir material radioativo antes de bombardear. Segundo ele, o ataque chegou a áreas para cerca de 30 andares abaixo do solo.
Trump também afirmou que o conflito era intenso e que, após o combate considerado muito violento, ambos os lados estavam dispostos a acabar com as hostilidades. “Os dois estão cansados, exaustos. Eles lutaram muito rápido, muito cruel, muito violento. Agora, ambos os lados têm o prazer de voltar para casa”, disse ele.
Leia também:
“O Irã não pode ter armas nucleares”, diz Trump no final da cúpula da OTAN
Os ataques dos EUA atrasaram o programa nuclear do Irã em apenas alguns meses, relatórios relatórios
Em relação à violação do cessar -fogo pelo Irã, o presidente disse que os aviões israelenses foram enviados para retaliar, mas que ele solicitou o retorno da aeronave. Segundo Trump, os atentados anteriores foram decisivos para neutralizar o programa nuclear iraniano. “A guerra terminou quando atingimos as várias instalações nucleares do Irã com aeronaves”, acrescentou.
Questionado sobre a possibilidade de o retomar de suas atividades nucleares, Trump avaliou que, por enquanto, o país não seria capaz de continuar o programa. “Acho que agora para eles. Pode ser que, no futuro, eles tentem novamente”, disse ele.
Sobre a política internacional, Trump comentou o desempenho do presidente russo Vladimir Putin. Ele disse que considerou possível que o líder russo tenha interesses territoriais além da Ucrânia, mas que “quer resolver as coisas e sair de tudo”. Ele também relatou uma conversa na qual Putin teria oferecido ajuda do Irã, ao qual Trump respondeu: “Não, você pode me ajudar com a Rússia a conseguir suas coisas”.
O presidente dos EUA também afirmou que pretende retomar o diálogo diretamente com o Irã sem a participação de terceiros. “A única coisa que perguntamos é o que pedimos antes: nada nuclear”, disse ele.
Ele indicou que as negociações devem ocorrer na próxima semana e que existe a possibilidade de um novo acordo, mas não considera necessário no momento, pois, segundo ele, o programa nuclear iraniano foi neutralizado. “Eles tiveram uma guerra, lutaram, agora voltarão ao seu mundo”, concluiu.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings