A modernização da iluminação pública no país vive um período de forte expansão graças às parcerias público-privadas (PPPs). Em um ano, 40 novas licitações geraram 146 concessões que atendem atualmente 173 municípios, atingindo 57 milhões de brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Iluminação Pública (Abcip), o valor total desses contratos ultrapassa R$ 32 bilhões.
Grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília estão na vanguarda desse avanço, mas municípios menores também buscam modernizar sua infraestrutura por meio de consórcios públicos intermunicipais. Essa estratégia otimiza custos e agiliza a execução dos projetos, beneficiando mais de 30 cidades espalhadas por estados como Bahia, Minas Gerais e Paraná.
Só em 2025 já foram realizados 13 leilões nesse segmento. Os contratos mais recentes priorizaram a substituição de luminárias por tecnologia LED, além da adoção de sistemas avançados de telegestão e monitoramento remoto. Embora apenas 20% do parque de iluminação nacional adote LEDs, mais da metade dos contratos firmados em PPPs já garantem cobertura completa com essa eficiente tecnologia.
Paulo Candura, CEO da Luz Urbana, destaca que “As PPPs na área de iluminação pública vêm promovendo uma redução média de mais de 50% no consumo de energia. Como a iluminação funciona nos horários de pico da rede elétrica, essa economia representa um alívio importante para a capacidade do sistema elétrico e reforça a busca pela eficiência energética”.
Além da modernização da iluminação, os projetos atuais incluem iniciativas de segurança pública, conectividade entre edifícios públicos e outros serviços integrados que fazem parte da estrutura das cidades inteligentes.
Para incentivar esses investimentos, o governo tem apoiado o desenvolvimento de projetos por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional Sustentável de Infraestrutura (FDIRS), voltado especialmente para municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Em novembro, Salvador será sede do SIIPE – Simpósio Internacional de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes, evento que se consagra como um dos principais encontros do setor no Brasil desde 2009. O simpósio acontece nos dias 11 e 12, com inscrições abertas via SYMPLA.
Além do setor privado, instituições públicas como a Caixa Econômica Federal atuam fortemente no segmento, com um portfólio de 82 projetos, dos quais 60% são voltados para iluminação pública. Bancos como BNDES, BRDE, Banco do Brasil e Banco do Nordeste também oferecem apoio financeiro e capacitação, ampliando o acesso ao crédito com taxas de juros reduzidas.
O 4º SIIPE 2025 reunirá especialistas, gestores públicos, empresas inovadoras e profissionais do setor para discutir temas como inovação tecnológica, eficiência energética, sustentabilidade e o futuro das cidades inteligentes, promovendo debates e networking durante dois dias.
“Esta iniciativa fortalece o protagonismo das regiões Norte e Nordeste, incentivando discussões e projetos fundamentais para o desenvolvimento urbano sustentável dessas áreas”, comenta Ângelo Magalhães, diretor do Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura de Salvador.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos