Várias montadoras de destaque, incluindo Detroit, General Motors e Ford Giants, relataram um aumento nas vendas de carros dos EUA no segundo trimestre na terça -feira, enquanto os consumidores antecipavam suas compras antes das tarifas dos EUA.
As vendas foram especialmente intensas no início do trimestre, com as expectativas sobre as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, dominando as notícias. Além das empresas americanas, as montadoras japonesas Toyota e Honda e as marcas sul -coreanas Kia e Hyundai também relataram aumento de vendas em comparação com o mesmo período de 2024.
Leia também
Trump chama o Japão de ‘estragado’ e diz que enviará uma carta sobre tarifas
Casa Branca espera que mais países deixem impostos sobre serviços digitais
O setor automotivo do Reino Unido escapa de tarifa maior dos EUA, mas as incertezas sobre o aço persistem
Impacto das tarifas no comportamento do consumidor
“Eles conseguiram capitalizar o medo induzido por tarifas e isso aumentou as vendas, especialmente no início do trimestre”, disse Garrett Nelson, analista de ação da CFU Research.
Embora a indústria automobilística esteja no centro dos esforços de Trump para redefinir o comércio global, os consumidores ainda não viram aumentos de preços significativos devido a tarifas.
Isso ocorre porque as empresas foram apoiadas por ações existentes que incluem veículos importados antes que as tarifas entrem em vigor. Os preços devem aumentar mais na segunda metade de 2025, mas a demanda do mercado e as forças do mercado podem limitar esses aumentos, disseram analistas.
Desempenho das montadoras no trimestre
A GM registrou um aumento de 7,3% nas entregas de veículos, atingindo 746.588, graças ao desempenho sólido contínuo em picapes e SUVs, bem como boas vendas de modelos destinados a clientes que procuram veículos acessíveis.
Esses modelos incluem Chevrolet Equinox e Chevrolet Trax, um veículo mais barato importado da Coréia do Sul.
Enquanto isso, a Ford registrou um salto de 14,2% nas vendas, atingindo 612.095, refletindo o sucesso de um programa popular que ofereceu aos clientes preços dos funcionários em muitos modelos.
A maioria dos veículos de destaque da Ford viu um aumento nas vendas, incluindo a coleta de vendas líder da série F, bem como o Ford Explorer SUV.
Embora a Ford tenha tido vendas menores de sua caminhonete F-150 totalmente elétrica e Mustang Mach-E, relatou um aumento nas vendas de veículos híbridos.
Esperava -se que as vendas mais altas para as duas empresas, mas os aumentos foram um pouco mais altos do que as projeções dos analistas do Edmunds.com.
Na Toyota, as vendas saltaram 7,2%, totalizando 666.470 carros, com dois ganhos em vários veículos, incluindo o Toyota Camry Sedan e a picape Toyota Tacoma.
Honda, Kia e Hyundai relataram aumentos trimestrais nas vendas entre 5% e 10%.
No entanto, a Nissan registrou uma queda de 6,5% nas vendas trimestrais para 221.441, enquanto a Stellantis, proprietária da Jeep, foi projetada por Edmunds para cair 12,8%, totalizando pouco mais de 300.000 veículos.
Pressão do consumidor
Os Estados Unidos impuseram 25% de tarifas a carros acabados importados no início de abril.
O governo Trump também implementou uma taxa de 25% nas peças de carros importados no início de maio, embora as autoridades brancas tenham permitido um período de carência de dois anos e estipulassem que as montadoras não enfrentariam taxas duplicadas devido a uma cobrança de 25% em aço e alumínio importados.
Embora os preços dos carros de varejo não tenham aumentado significativamente, os analistas automotivos da Cox na semana passada para uma recente diminuição nos incentivos dos revendedores como evidência de um mercado um pouco mais apertado.
O economista -chefe automotivo de Cox, Jonathan Smoke, projetou um aumento de 8% nos preços devido a tarifas, acrescentando que “não acreditamos que os consumidores ou compradores de frotas possam e dispostos a aceitar esse custo adicional”, disse ele em entrevista coletiva na semana passada.
A fumaça previu essa incerteza sobre a economia e, se o federal reservar taxas de juros, poderá levar muitos compradores a adiar suas compras.
Nelson disse que as montadoras precisam ter “muito cuidado” com aumentos de preços.
“As coisas esfriaram no início do trimestre”, disse ele. “Tudo o que estamos vendo sugere que os consumidores ainda são muito sensíveis aos preços”.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings