O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou na terça -feira (1) A inauguração de um novo Centro de Detenção de Migrantes na Flórida, apelidado de “Alcatraz dos Jacarés”, brincando que qualquer fugitivo teria que aprender a fugir de répteis a não serem devorados.
Os críticos da rígida política de imigração de Trump consideraram o local, localizado no Everglades Swamp, como desumano, mas o presidente comemorou participando da inauguração oficial.
Comentários de Trump e a estratégia de contenção de migrantes
“Muitos policiais na forma de jacarés – você não precisa pagar muito a eles”, disse Trump a repórteres em Ochopee, Flórida.
“Eu não gostaria de correr para Everglades por um longo tempo. Isso manterá as pessoas onde deveriam estar”. O Centro de Detenção na Flórida faz parte da difícil estratégia do governo de Trump de conter migrantes ilegais desde que o presidente de 78 anos retornou ao poder em janeiro.
O site, que está em um campo de aviação abandonado na área de conservação de Everglades, custará cerca de US $ 450 milhões (aproximadamente R $ 2,46 bilhões, no preço atual) e abriga mil pessoas, segundo as autoridades da Flórida.
O governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, que recebeu Trump na pista de desembarque, disse: “Queremos cortar a burocracia para acelerar a remoção desses ilegais”.
‘Correr’
Trump, que intensificou as medidas contra migrantes indocumentados desde que retornou ao poder, jogou com a idéia de as pessoas fugirem da vida selvagem da Flórida quando ela deixou a Casa Branca mais cedo.
“Acho que essa é a idéia”, disse Trump a repórteres quando perguntado se o objetivo do centro de detenção era que os fugitivos eram devorados por jacarés ou cobras.
“Este não é um negócio bom. As cobras são rápidas, mas jacarés … vamos ensiná -los a fugir de um jacaré, certo?” Ele acrescentou.
Trump fez um discurso difícil sobre a imigração em uma entrevista coletiva no local, descrevendo uma onda de migrantes organizados sob o governo anterior de Joe Biden como “nojento” e associando a maioria dos migrantes a gangues criminosas “saudáveis”.
Leia mais:
Trump chama o Japão de ‘estragado’ e diz que enviará uma carta sobre tarifas
Trump critica carros elétricos e diz que Elon Musk depende de subsídios para manter os negócios
O nome “Alcatraz dos Jigarés” refere -se à ilha de Alcatraz, a antiga prisão na cidade de São Francisco que Trump disse recentemente que queria reabrir.
Aparentemente, esse plano foi interrompido depois que as autoridades afirmam que seria muito caro e seria incomum reabrir a prisão cercada por águas infestadas de água.
Enquanto procurava endurecer sua política migratória, o governo Trump também está enviando alguns migrantes indocmentados para a antiga prisão da “guerra contra o terror” na Baía de Guantánamo em Cuba.
Em seu relato na rede social da verdade, Trump falou sobre a tentativa de endurecer a imigração ilegal no país.
““Devido à violência e ao crime que testemunhei devido à política de fronteiras abertas de Sleepy Joe Biden, em particular permitindo milhões de pessoas que não deveriam estar aqui em nosso país, eu queria que algo representativo mostrasse como lutamos. Então, acabei vendo uma foto de Alcatraz com um ar tão ameaçador e disse: “Vamos começar a reformar e reconstruir a famosa prisão de Alcatraz, localizada na baía, cercada por tubarões. Que símbolo ela é e será!” O trabalho conceitual começou há seis meses, e várias empresas de desenvolvimento prisional estão pensando em fazer isso conosco. Ainda é um pouco cedo, mas é muito promissor!“Escreveu o presidente.
‘Incidentes de mordida’
Os manifestantes contra as políticas de imigração de Trump se reuniram em frente à nova instalação na Flórida nos últimos dias.
Os ambientalistas também criticaram a criação do acampamento em uma área de conservação.
O Parque Nacional do Everglades é especialmente conhecido como um grande habitat de jacaré, com uma população estimada de cerca de 200.000. Eles podem atingir até 4,5 metros de comprimento quando totalmente cultivados.
Os ataques de jacaré aos seres humanos são relativamente raros na Flórida.
Em todo o estado, houve 453 “incidentes ilegais de mordida” entre 1948 e 2022, dos quais 26 resultaram em mortes humanas, de acordo com o Comitê de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida.
Mas as autoridades destacaram o risco.
Leis de imigração
A visita de Trump a “Alcatraz Dos Jigarés” acontece enquanto ele tenta aprovar um grande projeto de lei fiscal e gasto no Congresso nesta semana.
Uma grande bela conta contém financiamento para a repressão à imigração de Trump, incluindo um aumento no número de vagas nos centros de detenção.
A campanha de deportação faz parte de uma estratégia mais ampla de endurecimento visual na migração, incluindo operações em Los Angeles, que gerou protestos contra a Agência de Imigração e Inspeção Alfândega (ICE).
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings