Duas pessoas morreram e outras 19 ficaram feridas depois que um navio de treinamento da Marinha mexicana atingiu a ponte do Brooklyn, disse o prefeito de Nova York, Eric Adams, no domingo (18).
O navio quebrou os três mastros colidindo com o marco da cidade de Nova York na noite de sábado. “Neste momento, das 277 pessoas a bordo, 19 sofreram ferimentos, 2 dos quais permanecem em estado crítico, e outros dois morreram infelizmente como resultado de lesões”, publicou Adams em X.
Imagens on -line compartilhadas mostraram o navio da Marinha mexicana Cuauhtemoc com suas velas coletadas e as luzes festivas penduradas em sua corda enquanto tentavam passar pela ponte, que rasgou os mastros e as jogou no East River.
Centenas de espectadores se reuniram minutos antes para se despedir do navio, que foi atraído por um cais no sul de Manhattan desde a última terça -feira (13).
A Marinha mexicana informou em comunicado que dois membros da tripulação morreram no acidente, com outros 22 feridos – metade deles em estado crítico.
A presidente mexicana Claudia Sheinbaum escreveu em X que ela estava “profundamente triste” com a morte dos dois tripulantes.
O acidente
O navio estava sem energia por volta das 20h20 (00:20 GMT no domingo), enquanto o capitão manobra o navio, forçando -a a ir ao pilar da ponte no lado do Brooklyn, disse o chefe de operações especiais da polícia de Nova York, Wilson Araboles, em uma entrevista coletiva.
Vários marinheiros no topo do navio ficaram feridos quando ele colidiu com a ponte, disse Araboles. Não está claro se esses marinheiros estão entre os mortos.
Havia “pânico no navio”, o morador do Brooklyn, Nick Corso, 23, disse ao AFP Corso, que estava perto da água. Ele estava prestes a tirar uma foto, mas quando percebeu o que estava acontecendo, ele se mudou para um vídeo.
“Muitos gritos, alguns marinheiros pendurados nos mastros, parecia que havia pânico no navio”, disse ele. “Eu não vi ninguém cair na água, mas muitas pessoas no andar de cima. As pessoas correram de volta e começaram a gritar!” Disse Corso, que trabalha com marketing para a empresa de entretenimento Veefriends.
“A única coisa que chamou minha atenção foi o pânico no navio, e havia um cara nas costas para se afastar da passarela em que estávamos”, disse ele.
Reabrir ponte
A Marinha mexicana relatou em sua declaração que ninguém caiu na água e que nenhuma operação de resgate foi iniciada. O navio estava partindo de Nova York naquela época e as bandeiras também jogavam no cordão, enquanto uma enorme bandeira mexicana viajava na popa.
Segundos depois que o navio deixou o cais: “De repente, vimos todas as luzes, ao colidirem, bateram na ponte e todos (os marinheiros) caíram”, disse à AFP Arturo Acatitla, um morador de 37 anos de Nova York.
“Embora as inspeções permaneçam em andamento, não há sinais de danos estruturais à ponte do Brooklyn”, o Departamento de Transportes de Nova York em X.
A ponte que conecta o Brooklyn a Manhattan foi fechada por cerca de 40 minutos antes de ser reaberta.
As vítimas foram levadas para o hospital, disse o embaixador do México Esteban Moctezuma Barragan em uma entrevista coletiva, e as sirenes podiam ser ouvidas perto do local.
Os árabes do Departamento de Polícia de Nova York disseram que Cuauhtemoc, um barco construído em 1982 com mastro de 48,2 metros (158 pés), estava navegando para a Islândia quando caiu.
“Com Mariachis, Ballet Folk e uma comunidade cheia de emoção, comemoramos sua chegada ao Pier 17 em Manhattan”, disse o post da Embaixada.
Cuauhtemoc foi danificado no “acidente”, confirmou a marinha mexicana em uma declaração X.
“O Ministério da Marinha reafirma seu compromisso com a segurança de sua equipe, a transparência em suas operações e a excelência na formação de futuros oficiais da Marinha mexicana”, disse ele.
Mais tarde, o navio foi movido perto da ponte de Manhattan, viu um jornalista da AFP.
O Departamento de Polícia de Nova York aconselhou os moradores de X a evitar a área devido ao “tráfego intenso” e à “grande presença de veículos de emergência”.
O incidente é o segundo acidente mortal contra uma ponte nos Estados Unidos em pouco mais de um ano, depois que um navio colidiu com uma ponte em Baltimore em março de 2024, causando seu colapso e matando seis trabalhadores de estrada.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings