A presença feminina no setor de franquia avançou nos últimos anos. Entre 2015 e 2024, a participação das mulheres em redes de franquia cresceu de 46% para 57%, de acordo com dados de Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Cristina FrancoPresidente do Conselho da ABF, ressalta que o aumento da participação feminina no franquia reflete “um avanço significativo no progresso e inovação”. Ela ainda ressalta que o franquia se torna um caminho benéfico Para as mulheres que procuram equilibrar as responsabilidades familiares, comerciais e profissionais.
Este é o caso de Caroline Rembowski, franqueado de 5àsecque encontraram nas franquias a oportunidade de continuar sua carreira profissional sem desistir da vida familiar. Com anos de experiência em comércio eletrônicoEle foi desconectado da empresa onde trabalhou depois de retornar da licença de maternidade de sua segunda filha.
Leia também:
O desejo de ter mais tempo com as crianças a levou a empreender. Quando ele percebeu que a unidade 5àsec em seu bairro, em São Paulo, havia fechado, o marido – descendente francês e conhecedor – contatou o franqueador. O casal viu uma oportunidade lá e, em 2019, Caroline abriu sua primeira loja. Hoje, já possui quatro operações de rede.
“Trabalho desde os 17 anos e não queria desistir da minha carreira para me dedicar exclusivamente à maternidade. A franquia me permitiu ter ganhos financeiros e monitorar de perto o crescimento de minhas filhas”, diz ele.
Em busca de independência financeira
A história de Sueli SouzaMultifunked de sabores de água doce do Brasil, seguiram uma maneira inesperada. Diretora Regional de uma varejista, ela não planejou administrar um negócio próprio. Mas isso mudou quando ele conheceu Angela Esteves, seu parceiro atual, durante um MBA em Ribeirão Preto (SP).
Os dois se tornaram amigos e, ao apresentar a marca, Angela a convidou para investir em uma unidade de restaurante.
Inicialmente, Sueli viu a franquia apenas como uma oportunidade de investimento, mantendo seu emprego na época. No entanto, um evento imprevisto a levou a ajudar na operação da unidade de Jaú (SP) e, a partir daquele dia, ela nunca deixou o negócio. Ele renunciou, foi totalmente dedicado à administração e, em seis meses, viu a empresa crescer a ponto de o franqueador sugerir a abertura de um segundo restaurante, desta vez em Limeira.
“Inicialmente, Eu só queria um investimento para obter independência financeira. Hoje, não me vejo sem água doce. O negócio me deu um propósito de vida, pessoal e profissional ”, diz ele.
A presença feminina transforma o ambiente de trabalho
Para Luciana MeloCEO e fundador da Café Cultura, a presença feminina na liderança transforma o ambiente de trabalho. “As mulheres líderes tendem a equilibrar resultados e propósitos, criando equipes mais engajadas e espaços mais inclusivos”, diz ele.
Mesmo assim, ela enfrentou desafios para se estabelecer em um mercado predominantemente masculino. “Eu sempre acreditava que a consistência, a inovação e os resultados falam mais alto. Com um trabalho bem feito, conseguimos exceder as expectativas e derrubar barreiras”, diz ele.
Bruna Vasconi, parceiro fundador da rara peça de Brechó, também percebeu que a coleção sobre mulheres empresárias é constante, especialmente para aqueles que reconciliam negócios e família. Mãe de quatro filhos, ela aponta que a gestão do tempo é um dos maiores desafios.
“Somos constantemente acusados e questionados. Mas, ao mesmo tempo, há uma grande satisfação em construir uma cultura forte para um negócio em crescimento nacionalmente”, diz ele.
Para ela, a chave para o sucesso está na firmeza no gerenciamento e na criação de alianças com outras mulheres. “A liderança feminina deve ser um diferencial para fortalecer as empresas. Temos uma olhada, uma abordagem conciliatória e buscando soluções equilibradas”, conclui.
Apesar do avanço, muitos empreendedores ainda enfrentam desafios no gerenciamento de seus negócios, especialmente quando eles precisam equilibrar várias funções. É o caso de Andrea Kohlrausch, presidente da Calquados Bibi, que destaca essa dificuldade.
“Para liderar uma empresa com mais de 1.100 funcionários e uma rede de franquias com mais de 150 lojas, tive que desenvolver uma rede de suporte e aprender a delegar”, diz ele.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings