Testar uma apresentação importante ou escrever alguns pontos antes que uma reunião individual com o chefe seja comum. Você também deve usar uma preparação semelhante, apenas mais rápida, antes das interações informais, recomenda o especialista Alison Wood Brooks.
Tome 30 segundos antes de cumprimentar a outra pessoa para pensar nos assuntos que você deseja abordar, perguntas que deseja fazer ou os objetivos dessa conversa.
Preparação rápida para conversas casuais
Pensar com antecedência, mesmo em conversas casuais, pode fazer você parecer inteligente, preparado e atencioso – como aquele amigo que se lembra de detalhes ainda mais antigos – explica Wood Brooks, professor associado da Universidade de Harvard, que ensina no MBA chamado “Como se comunicar melhor nos negócios e na vida”.
Tente se preparar até para bate-papos informais, em um almoço com um colega de trabalho ou um jantar com um amigo de longa data, aconselha Wood Brooks. “Mesmo se você chamar um amigo íntimo ou de sua mãe, o que percebemos em nossa pesquisa é que até 30 segundos de preparação tornam a conversa fluir melhor”, diz ele.
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O impacto da preparação rápida
Um pequeno momento de preparação mental ajuda você a ficar mais presente enquanto fala e ouvindo, diz Wood Brooks, que lançou o livro em 2025 Conversa: a ciência da conversa e a arte de serem vendedores (Conversa: a ciência da conversa e a arte de ser nós mesmosna tradução gratuita). Depois que a conversa começa, seu cérebro já está ocupado para criar novos assuntos ou mudar seu tema sem esforço, acrescenta o professor.
“Quando a conversa já está acontecendo, seu cérebro está super ocupado … ouvindo o que a outra pessoa diz, tentando interpretar expressões e já pensando no que você dirá a seguir”, diz Wood Brooks. “É uma tarefa mentalmente pesada. Podemos pensar melhor nos assuntos para conversar … antes que a conversa comece”.
Praticando para se comunicar melhor
Ter uma comunicação nítida ajuda a construir relacionamentos e aumentar a carreira, mas ser um bom bate -papo requer treinamento constante, de acordo com Wood Brooks.
Por exemplo, você pode praticar prestar mais atenção para o outro que não é você, como o especialista em comunicação John Bowe escreveu para CNBC Faça isso em 25 de setembro. “Você pediu a atenção dessa pessoa; agora dê a sua para ela”, escreveu Bowe. “Concentre -se no que a pessoa está dizendo e tente entender por que ele está dizendo isso. O resto acontece naturalmente.”
Frases que fazem a diferença
Uma frase especialmente poderosa, de acordo com o especialista em conversação e professor da Universidade de Stanford Matt Abrahams, é: “Conte -me mais”.
“‘Conte -me mais’ é uma resposta que você apóia; você demonstra suporte para o que o outro está dizendo. O oposto é a resposta que retira o assunto de volta a você”, explicou Abrahams em outubro de 2023. “Muitas pessoas acabam usando a história do outro apenas para ter uma lacuna e falar sobre si mesmos. Mas se você faz isso com frequência, você perde sua chance para aprender algo novo”.
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