A arrecadação de fundos para projetos de energia solar através do mercado de capital-que ganhou força entre 2020 e 2021, mas perdeu o ritmo com a alta da taxa de taxa selo ganhar uma nova respiração com o regime fácil, recém-criado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A avaliação é da Associação Brasileira de Energia Solar Photovoltaica (Absolar).
“Existem exemplos relevantes, mas o uso do mercado de capitais ainda é relativamente tímido quando comparado ao potencial de crescimento da geração solar no Brasil. É possível que seja fácil impulsionar o acesso de empresas menores para operações de dívida e capital”, diz Raphael Roque, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de financiamento absoluto para Estadão/Broadcast.
“Este mercado é decisivo para permitir a expansão do portfólio em vários estados simultaneamente, com mais previsibilidade para muitos de nossos associados”. A tendência de queda de interesse adiante favorece a atração do capital institucional para a transição energética no Brasil ”, diz Roque.
No entanto, agora é a renda fixa que atrai a maior parte do fluxo de investidores. Esse cenário levou a EcoPower a apostar em um certificado de imobiliário a receber (CRI) com lastro e inversor instalados para financiar a expansão da capacidade de energia solar.
Renda fixa, imposto de renda, tem como alvo investidores individuais e institucionais em um momento em que a demanda por energia solar resulta em dificuldade em parte do setor, diz Frederico Rocha Melo, diretor financeiro da empresa.
Saber mais:
Itaipu aposta em energia renovável e deseja dobrar a capacidade
Ambev e Neoenérgia Acordo de auto -produção de energia eólica fechada
“Existe um grande cartão de prospecção para clientes que não podem ser atendidos por integradores menores que são margens apertadas. E empresas maiores não podem aproveitar esse portfólio devido à ineficiência do sistema financeiro brasileiro, pois o crédito é escasso. Então, partimos para o seu próprio CRI”, diz ele.
A operação foi modelada e realizada pela Auddas Strategic Consulting e atingiu US $ 10 milhões na estréia.
“Conseguimos contornar as dificuldades macroeconômicas com uma empresa que tem o potencial de originar mais de R $ 2 bilhões em operações até 2030. Há conversas avançadas com investidores institucionais focados em infraestrutura e oportunidades imobiliárias”, diz Leo Pinho, parceiro responsável pela área de capital da Auddas.
A securitização da CRIS é feita por Captable, uma plataforma registrada na CVM, responsável pela gestão e distribuição de investimentos a indivíduos.
Paulo Deits, CEO da Captable, comenta que a estrutura da operação ‘To Six Hands’ atingiu um design no qual 20% das cotas subordinadas são investidas pelos próprios parceiros, que protege os investidores das cotas sênior contra a inadimplência.
Debêntures
Outro investimento de renda fixa acessada pelo setor é as debêntures incentivadas, especialmente por projetos de geração distribuída – um modelo no qual os sistemas de mini -geração ou microgeração (MMGD) estão instalados próximos ou no local de consumo. “É uma estrutura que tem sido eficaz para financiar projetos médios e grandes”, comentários Roque.
A advogada Luana Falkenburger, parceira da Rolim Goulart Cardoso Advogados, ressalta que as emendas trazidas pela Lei nº 14.081/24, a Lei de Debêntures de Infraestrutura So So que regulou e regulam -se a Lei de Debruções e RECROTURATION.
No entanto, a medida provisória nº 1.303/25, emitida para compensar a revogação do decreto que previa o imposto sobre operações financeiras (IOF), trouxe incertezas ao contendo disposições que podem tributar a receita desses valores mobiliários.
A refirando essa visão e afirma que possíveis mudanças regulatórias geram incertezas que aumentam o custo e a complexidade das operações e pressionam novas soluções de financiamento. “O setor está no caminho certo, mas ainda há uma ampla avenida de crescimento na frente, que também envolve a maturação dos agentes e o fortalecimento das garantias”, diz Roque.
Além do uso de debêntures, infraestrutura e CRIS incentivadas para diferentes estratégias de fundação, o ROCO apostas no fortalecimento dos fundos de investimento, como fundos de investimento em participação e fundos de investimento em direitos de crédito (FIDCs) em etapas futuras.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings