Início » Psicólogo dá dicas de como tornar um melhor ouvinte; confira

Psicólogo dá dicas de como tornar um melhor ouvinte; confira

Por Redação Finance Times
0 comentários


Quando o psicólogo Robert Biswas-Diener disse aos amigos que ele estava escrevendo um livro sobre ouvir, eles estavam confusos. “Foi um verdadeiro quebra -cabeça para eles”, disse ele à CNBC. “Sou um ótimo orador e não sou naturalmente um ótimo ouvinte.”

O poder de ouvir como uma habilidade desenvolvida

No próximo livro de Diener, “Escuta radical: a arte da verdadeira conexão”, que ele co-escreveu com o professor de psicologia positiva Christian Van Nieuwerburgh, ele quer ensinar aos leitores que apenas porque uma habilidade não é natural, isso não significa que isso não pode ser desenvolvido.

“Ouvir é cheio de habilidades realmente apreciadas”, diz ele.

E melhorar isso pode trazer benefícios profissionais e pessoais. Afinal, ouvir é uma ótima ferramenta para influenciar as pessoas, lidar com conflitos e desacordo calmo nos relacionamentos.

Guia prático para melhorar suas habilidades de escuta

Se você deseja melhorar suas habilidades de escuta, aqui está um guia de três etapas para começar.

1. Defina uma intenção clara para suas conversas

Um bom conversador não ouve se destacar, comparar experiências ou dar conselhos. Em vez disso, ele ouve validar os sentimentos da outra pessoa.

“Se eu estiver ouvindo curtir ou me conectar com você, prestarei atenção especial às suas palavras emocionais, seu tom de voz, possíveis experiências compartilhadas ou interesses comuns”, diz Biswas-Diener.

Conhecer e nomear o objetivo da sua conversa com antecedência ajudará você a se concentrar no que é importante ou, como diz Biswas-diener, “sua intenção direciona sua atenção”.

2. Observe e observe as nuances da comunicação

Mantendo o propósito em mente, perceba o que parece importante para a outra pessoa.

Se a pessoa continuar retornando ao mesmo ponto repetidamente, pode indicar que não se sente ouvido. “Ela precisa continuar trazendo isso para fora ou precisa processar”, diz Biswas-Diener.

A boa notícia é que a maioria das pessoas é muito boa em observar o ambiente ao seu redor, ele diz: “Os humanos estão naturalmente inclinados a perceber, se você se considera um bom ouvinte ou não”.

3. A importância de fazer perguntas efetivas

Isso pode parecer “contrastante” para ouvir, mas fazer perguntas é uma das melhores maneiras de mostrar a alguém que você está prestando atenção.

“As perguntas são a ferramenta de escuta mais poderosa, porque elas podem convidar muito mais conversas e porque podem influenciar a direção da conversa”, diz Biswas-Diener.

Tenha cuidado com as perguntas que você faz, pois nem todos mostram interesse.

Há algumas perguntas que afastam as pessoas, Alison Wood Brooks, professor da Harvard Business School, disse à CNBC que o faz no início deste ano.

Em seu livro, “Fale: a ciência da conversa e a arte de ser nós mesmos”, Brooks descreve três tipos de perguntas que boas conversas não fazem.

Perguntas de bumerangue

Isso se refere a fazer uma pergunta com o “propósito único e óbvio” de responder você mesmo, escreve Brooks no livro. Se você deseja compartilhar informações sobre si mesmo, é melhor dizer isso explicitamente, em vez de tentar ocultar sua intenção.

Perguntas Prank

Como perguntas que têm o objetivo de testar o conhecimento de outra pessoa. Digamos que um colega esteja falando sobre um novo programa que ela gosta. Uma resposta da brincadeira pode ser “sério? Ouvi dizer que não é muito bom. O que você gostou nele?” Mesmo que venha de um local genuíno de curiosidade, esse tipo de pergunta pode ser visto como um ameaçador.

Perguntas repetidas

Pergunte as mesmas informações repetidamente, mesmo que você mude as palavras, pode parecer um antagonista.

Praticando para se tornar um ouvinte mais eficaz

Embora essas etapas possam vir mais naturalmente para alguns do que para outros, eles não são impossíveis de aprender, como diz-diener. E como qualquer habilidade, você pode melhorar praticando.

Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:

Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais

Sinal aberto da TV: canal parabólico 562

Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube

Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings

Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.

Logotipo do Google News



Fonte

You may also like