Durante parte de sua viagem de troca à Índia em 2010, Bert Mueller ficou com uma família em Jaipur. Mueller e alguns de seus colegas, que também estudavam no exterior, foram levados para suas famílias anfitriãs comidas em seus países de origem.
“Eles não gostaram muito”, diz Mueller sobre a comida que trouxe dos Estados Unidos. Mas ele observou que outro colega teve uma experiência completamente oposta.
“Um dos meus amigos era de origem mexicana e ela fez batatas fritas, salsa, feijão e tortilhas”, diz ele. “Um dia, fui à casa dela e vi que ela havia preparado essa comida para a família que morava e eles adoraram”.
Mueller nunca pensou em iniciar um negócio – seu curso no College of William & Mary era música e políticas públicas – mas ver uma família que nunca havia experimentado cozinha mexicana como ele tanto lhe deu uma idéia.
“Algo iluminado na minha cabeça que talvez fosse algo que eu pudesse fazer – eu poderia levar a culinária inspirada no México para a Índia”, diz ele.
Início da jornada de negócios na Índia
Depois de terminar seu diploma de graduação, Mueller, depois 22, retornou à Índia para abrir o Burrito da Califórnia, um burro no sul da Califórnia.
Hoje, 12 anos após a abertura do primeiro estabelecimento físico, existem 103 unidades espalhadas pelo país.
‘Nada é previsível’
Mueller atribui sua decisão de estudar na Índia para ser um “contra -ataque”.
“Eu queria ir a algum lugar que fosse radicalmente diferente dos EUA e depois decidi que a Índia era o lugar, já que eu amava a comida indiana e, segundo, as pessoas falavam inglês”, diz ele.
Enquanto alguns de seus colegas de classe encontraram as diferenças culturais desconcertantes, Mueller se saiu bem.
“Nada é previsível”, diz ele. “Todo dia é diferente e se você encontrar monotonia chata, se encontrar conforto chato, a Índia é o lugar perfeito para se estar”.
Depois de se formar em 2011, ele realmente decidiu realizar sua visão durante a formatura e abrir um restaurante mexicano na Índia.
Estratégias e primeiros desafios
Mueller e seus parceiros de negócios, dois amigos de infância que deixaram a empresa e retornaram aos EUA, escolheram Bangalore, a quarta maior cidade do país, para a primeira localização do restaurante. Sendo um polo, muitos moradores já haviam viajado para os Estados Unidos e provavelmente experimentou comida mexicana ou algo assim.
Mueller estimou que custaria US $ 100.000 (cerca de 500.000 reais) para abrir sua primeira loja, então levantou US $ 250.000 (cerca de 1,25 milhão de reais) de amigos e familiares “para ter cuidado”, diz ele.
O primeiro local levantou cerca de US $ 500.000 (cerca de 2,5 milhões de reais) durante o primeiro ano, de acordo com documentos revisados pela CNBC. E esses 250.000 dólares precoces foram suficientes para Mueller abrir mais duas lojas.
Desde 2012, Mueller continuou a abrir unidades em Chennai, Hyderabad e Delhi. Até 2024, a California Burrito gerou US $ 23 milhões (cerca de 115 milhões de reais) em receita.
‘Eu nunca pensei em desistir’
O sucesso da marca ocorreu apesar de algumas dificuldades únicas.
“O maior desafio foi que a pessoa que contratamos no começo para gerenciar toda a operação e nos ajudar foi um indivíduo muito desonesto”, diz Mueller.
Ele contratou um gerente de área que havia trabalhado em outras redes de restaurantes.
“Ele era muito bem-educado”, diz ele. “Ele falava inglês muito bem, por isso foi fácil se comunicar com ele. E ele foi muito útil. Ele nos levou para encontrar fornecedores. Ele recomendou fornecedores. Isso tornou nossas vidas mais fáceis porque éramos 22 anos em uma terra estrangeira, sem saber sobre como operar”.
Mueller logo descobriu que o homem que contratou estava cobrando de fornecedores o dobro do custo dos produtos e tinha planos de replicar o Burrito da Califórnia.
“Ele ligou para os oficiais do governo na loja e disse que não estávamos fazendo X, Y e Z”, diz Mueller. “Ele conspirou com fornecedores para fazer as coisas. E depois saiu e abriu seu próprio restaurante de Burrito, que falhou”.
O revés não o impediu de tornar o Burrito da Califórnia o mais bem -sucedido possível.
“Minha mãe é Marathon Runner, e eu tenho esse recurso”, diz ele. “Você precisa continuar até chegar à linha de chegada. E eu nunca pensei em desistir.”
Planos futuros e sustentabilidade
O plano original de Mueller era ficar na Índia apenas cinco anos, diz ele. Mas após esses cinco anos iniciais, ele percebeu que seria melhor se a empresa cultivasse seus próprios ingredientes.
Agora, o Burrito da Califórnia começa a fornecer cinco fornecedores de frango diferentes e plantou 500 árvores de abacate, alguns dos quais foram pisoteados por elefantes. A empresa cultivou tomathyllos em Karnataka, mas “uma grande quantidade de chuva veio e destruiu todos eles”, diz ele.
Investir mais no aspecto agrícola da cadeia de suprimentos fez Mueller começar a “pensar em décadas”, diz ele.
E por enquanto, sua estadia na Índia parece indefinida: “Não tenho data planejada em minha mente. Eu amo a Índia. A Índia se parece com a minha casa e, em casa, você não pensa muito em sair”.
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