A Suprema Corte do Reino Unido deve divulgar nesta sexta-feira (1º), às 16h35, horário local (11:35 em Brasília), uma decisão esperada por meses sobre o escândalo bilionário no setor de financiamento de carros do país—impactos potenciais para bancos, consumidores e mercado como um todo.
A controvérsia gira em torno dos bancos pagos aos revendedores de veículos, sem que os consumidores sejam informados claramente. Em outubro do ano passado, o Tribunal de Apelação considerou essa prática ilegal, surpreendendo o setor e abrindo caminho para pedidos de massa de reembolso.
Espera -se que o novo estudo traga uma posição definitiva sobre a legalidade dessas comissões e determine os parâmetros para um possível esquema de remuneração.
Impacto potencial e comparações com PPI
Analistas comparam o caso ao escândalo de Seguro de proteção de pagamento (PPI), que custou mais de £ 50 bilhões (US $ 66 bilhões) para os bancos britânicos. Agora, o medo é que o setor de financiamento de veículos enfrente perdas de escala semelhantes.
Bancos como Irmãos Próximos, Santander UK, Lloyds, Barclays, Investec, Bank of Ireland UK e Fisstrand da África do Sul estão entre os mais expostos ao caso. Parte deles já tenta reverter judicialmente a decisão anterior.
O governo britânico segue de perto o resultado, o medo de que uma decisão desfavorável para os bancos possa desestabilizar o mercado automotivo.
Previsões revisadas
Um novo relatório da RBC Capital divulgado nesta semana reduziu o impacto total estimado no setor em cerca de 30%, projetando uma conta de 11 bilhões de libras, £ 4 bilhões para bancos e 7 bilhões de libras para instituições não bancárias.
“Esperamos que o Tribunal reconheça a responsabilidade dos bancos no contexto da legislação, especialmente em casos de comitês altamente abusivos, mas que eles estão isentos de culpa em termos de equidade e responsabilidade”, escreveu o analista da RBC Benjamin Toms.
Ele acredita que essa posição abrigaria espaço para a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) liderar um programa de compensação de critérios mais rápido.
Em direção ao maior esquema de remuneração desde o PPI?
Brian Nimmo, diretor de reembolso da consultoria de Broadstone, diz que o julgamento pode iniciar um dos maiores esquemas de remuneração coletiva da história do Reino Unido.
“A decisão deve esclarecer se as comissões discricionárias são ilegais e quais são os efeitos disso em outros mercados com estruturas semelhantes”, disse Nimmo.
A FCA já sinalizou que avaliará a implementação de um amplo esquema de remuneração, que precisará equilibrar os direitos do consumidor com a estabilidade do setor de financiamento automotivo. A agência promete uma definição de compensação dentro de seis semanas após o julgamento.
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